A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) celebra, no próximo dia 5 de novembro, 41 anos de existência. E para assinalar a efeméride, foi concebido uma programa de iniciativas que, prolongando-se até final do ano, terão como ponto inaugural a cerimónia do Dia da FPCEUP 2021, marcada para esta quarta-feira, dia 3 de novembro.

Dedicado ao tema Carreira(s) e Emprego: construção e futuro, o Dia da FPCEUP 2021 arranca às 15h00, com uma cerimónia que irá juntar os membros da comunidade da faculdade e vários convidados.

Após um primeiro momento musical a cargo de Cosmin Ionut Nada, investigador da FPCEUP, o programa prossegue com a sessão de abertura, protagonizada pela Diretora da FPCEUP, Luísa Faria. Entre as intervenções programadas incluem-se ainda as da presidente da Associação de Estudantes da FPCEUP (AEFPCEUP), Inês Salgado, e do Vice-Reitor da U.Porto para as áreas da Investigação, Inovação e Internacionalização, Pedro Rodrigues.

Antes, haverá ainda espaço para uma conferência sobre “A Construção de uma Comunidade de Carreira e Empregabilidade na U.Porto”, que terá como protagonista Fernanda Correia, Técnica Superior da Reitoria da U.Porto na área da promoção da empregabilidade e construção de carreira e responsável pela criação da U.Porto Talento & Carreira.

A sessão incluirá também a entrega de prémios aos estudantes da FPCEUP que mais se destacaram no último ano, bem como o reconhecimento dos docentes da faculdade que se aposentaram recentemente.

Comemorações até final do ano

O Dia da FPCEUP 2021 será então o ponto de partida para um programa de iniciativas que irão prolongar as comemorações dos 41 anos da FPCEUP  até final do ano. Entra elas inclui-se a exposição “Celebrando o centenário de Paulo Freire: horizontes de uma educação libertadora”, com inauguração prevista para dia 29 de novembro.

O programa contará ainda com duas sessões simultâneas – uma de Psicologia e uma de Ciências da Educação – com o tema central “Desenvolver a Empregabilidade desde o 1º dia: A importância do planeamento e gestão de carreira durante a frequência no Ensino Superior”. Estas sessões vão ter lugar no âmbito da XXIX Semana de Psicologia e de Ciências da Educação, a decorrer entre os dias 15 e 20 de novembro.

Sobre a FPCEUP

Criada em 1980, a partir da transformação do curso superior de Psicologia da Universidade do Porto (sediado desde 1977, na Faculdade de Letras) a FPCEUP é uma instituição de referência no ensino e investigação nas áreas da Psicologia e das Ciências da Educação em Portugal.

Instalada desde 2005 no edifício projetado pelo arquiteto Fernando Távora, no Polo II (Asprela), a FPCEUP conta atualmente com cerca de 2000 estudantes, distribuídos pela licenciatura em Ciências da Educação, o mestrado integrado em Psicologia e vários cursos de mestrado e de doutoramento. Para além do ensino, a faculdade desenvolve também atividades de I&D e prestação de serviços à comunidade através dos seus diversos institutos e centros de investigação.