Estúdio de arquitetura do UPTEC vence prémio mundial e vai expor em Singapura

Em 2016, o atelier foi convidado para integrar a exposição principal da Bienal de Arquitetura de Veneza. (DR: Tiago Casanova)

SUMMARY, estúdio português de arquitetura, conquistou o prémio internacional Red Dot Award: Design Concepts na categoria “habitat”. O projeto criado pelo atelier vai estar em exposição no Red Dot Museum, em Singapura.

O projeto premiado – “Gomos Building System” – é um sistema modular inovador que permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde. Neste sistema evolutivo cada um dos módulos sai da fábrica finalizado, incluindo todos os acabamentos interiores e exteriores, isolamentos, caixilharias, instalações de água e eletricidade e até as peças de mobiliário fixas. A montagem do edifício in loco é feita em três dias, juntando todos os módulos.

O Red Dot Award assume-se como um dos maiores e mais prestigiados concursos de design a nível mundial, premiando anualmente projetos de design de alta qualidade que combinem inovação e tecnologia em diferentes categorias. O júri do prémio descreveu o “Gomos Building System” como “uma reinterpretação revolucionária da forma como se criam edifícios, um sistema modular disruptivo na simplificação e na redução do tempo de construção.”

O “Gomos Building System” foi utilizado pela primeira vez para a construção de uma habitação em Arouca. DR: Tiago Casanova

O projeto galardoado ficará em exposição no Red Dot Museum, em Singapura, e poderá ser visitado a partir do dia 18 de outubro até ao final de janeiro de 2018. Esta será a primeira vez que o atelier SUMMARY tem a oportunidade de mostrar o seu trabalho na Ásia, “abrindo-se assim um espectro alargado de novas oportunidades, num continente onde o crescimento populacional acelerado reforça a necessidade de novas soluções arquitetónicas para construir com mais rapidez e eficácia.”, reforça Samuel Gonçalves, fundador do SUMMARY e antigo estudante da FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

O projeto criado pelo SUMMARY, startup incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, já tinha sido reconhecido internacionalmente, em 2016, ao ser selecionado para integrar a exposição principal da Bienal de Arquitetura de Veneza. Nesse evento, o SUMMARY apresentou uma instalação original a convite do curador da exposição, o arquiteto chileno Alejandro Aravena, vencedor do prémio Pritzker no mesmo ano.

O primeiro edifício construído com este sistema modular, uma pequena habitação de 80m2, foi montado em Arouca. Neste momento, o atelier tem já em curso novos projetos com a utilização deste sistema, entre os quais um edifício de habitação coletiva e serviços e um centro de inovação.