Cinco dias “fechados” numa sala a pensar em estratégias de intervenção e soluções inovadoras para diversos espaços da cidade do Porto. É esse o desafio que 70 estudantes finalistas da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto abraçam desde o início desta semana, no âmbito da Maratona de Projeto – Desenhar a Cidade II, promovida pela FAUP, em parceria com a Câmara Municipal do Porto.

Os trabalhos deste workshop intensivo – o segundo promovido em parceria com a autarquia de um total de quatro edições já realizadas – decorrem no antigo edifício dos Correios, junto à Câmara Municipal.

O objetivo passa então por proporcionar aos estudantes uma experiência prática, mais próxima dos agentes de transformação do território, e, por essa razão, pertinente e estimulante para os futuros arquitetos.

Pensar o espaço urbano

Como refere Teresa Calix, regente da unidade curricular de Projeto 5, “através de diferentes pontos de vista, pretende-se elaborar estratégias ou hipóteses de intervenção através do desenho urbano, entendido como instrumento de conceptualização das narrativas subjacentes à intervenção nos lugares que referenciam e materializam o sistema de espaços colectivos”.

Com a “partilha de desafios e de experiências entre o município do Porto e a FAUP”, prossegue a docente da FAUP, “reconhece-se que Desenhar a Cidade contemporânea pressupõe atender à diversidade de leituras e representações produzidas em colectivo num cenário de consensos e de antagonismos que, em última análise, permitem atribuir um sentido à realidade”.

A Maratona de Projeto – Desenhar a Cidade II, conta ainda com a participação da equipa docente da Unidade Curricular de Projeto 5 da FAUP – constituída por Teresa Calix, Luís Pedro Silva e Rui Mealha – e a colaboração do vereador do Urbanismo, Pedro Baganha. A estes junta-se ainda um conjunto de técnicos municipais, especialistas em diferentes valências disciplinares e docentes de outras faculdades da U.Porto, da Universidade do Minho, da Universidade da Corunha e do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A atividade culmina esta sexta-feira com a apresentação dos projetos elaborados pelos estudantes.