Uma equipa composta por cinco estudantes das Faculdades de Medicina (FMUP), Engenharia (FEUP) e Economia (FEP) da Universidade do Porto, às quais se juntou uma outra estudante da Universidade Católica Portuguesa (UCP), foi uma das vencedoras do “25 sub 25”, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian que tem como objetivo contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“A nossa ideia surgiu a partir da minha experiência pessoal em campos de férias e do quão transformadora foram essas semanas no meu desenvolvimento e crescimento”, começa por explicar Emília Pinho, estudante da FMUP e uma das autoras do trabalho.

Intitulado “O Outro Mundo”, o projeto que integra as também estudantes Alice Sousa (FEUP), Marta Alvarilhão e Beatriz Dias (FEP) e Ana Rita Varela (UCP), propõe a criação de um retiro de verão, em que jovens e crianças dos 13 aos 18 anos pudessem experienciar, ao longo de uma semana, atividades focadas no desenvolvimento pessoal, como jogos, teambuildings, desporto, entre outros.

Foco nas vertentes sociais e humanas

“Acreditamos plenamente que este projeto é o ponto de partida certo para estimular verdadeiros agentes de mudança, levando o conceito imersivo de um campo de férias a um patamar mais formativo nas vertentes sociais e humanas”, acrescenta a estudante de Medicina.

O conceito da iniciativa começou a “fermentar” em dezembro de 2019, e foi sendo desenvolvido até junho de 2020 com formações, avaliações e entrevistas sucessivas. Para se inteirarem da realidade vivida em Portugal, o grupo de estudantes contactou com lares de acolhimento e organizações de índole social de norte a sul do país.

Com este projeto, as mentoras esperam “criar soluções para tornar a vida das nossas comunidades mais saudáveis, coesas e sustentáveis”. Como referem na apresentação da candidatura, “O Outro Mundo assenta em três pilares: o foco no eu, nas minhas crenças e personalidade, mas também no relacionamento interpessoal e no alargamento de horizontes, conhecendo novas realidades e ambicionando ser mais”.

Duas jovens transformadoras

Paralelamente aos 14 projetos premiados, a Gulbenkian selecionou também 25 jovens transformadores do futuro, entre as quais estão Emília Pinho, estudante do 3.º ano de Medicina (FMUP), e Marta Alvarilhão, do 3.º ano de Economia (FEP).

Além de uma bolsa monetária, as duas estudantes da U.Porto serão acompanhadas por mentores e formadores de várias instituições portuguesas e internacionais. O projeto apresentado contará também com um apoio monetário que permitirá “trazer para vida aquilo que começou num rabisco de papel”, ambicionam as estudantes.

Sobre o Prémio

A Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a fundação ASHOKA, desafiou os jovens a serem protagonistas na realização de mudanças e a terem um impacto positivo nas suas comunidades com ideias transformadoras, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A partir do mote “O mundo está a mudar, e tu?”, responderam ao desafio mais de 150 jovens com 64 ideias de projetos nas áreas da saúde e bem-estar, sustentabilidade ambiental, paz e coesão social, economia circular e tecnologia e humanidade.