Mais de 250 estudantes da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) da Universidade do Porto vão apresentar, no próximo dia 15 de junho, os projetos finais de empreendedorismo de base tecnológica que criaram ao longo do último ano, no âmbito da unidade curricular de Laboratório de Gestão de Projetos

“The Unboxing Edition” é o mote da edição deste ano do evento Linking Great Partners, que se realiza pela primeira vez fora da Universidade, no Lionesa Business Hub.

O programa da iniciativa inclui a demonstração dos produtos desenvolvidos pelas 24 “protostartups” (startups em fase de protótipo) para colmatar os problemas de 16 organizações parceiras, várias palestras e um espaço reservado para networking.

Ao promover a experimentação e a ligação entre ciência, tecnologia, cultura e arte, este projeto educativo da U.Porto, que este ano contou com o apoio do projeto INVENTHEI, enquadra-se nos fundamentos da iniciativa europeia “Innovation Capacity Building for Higher Education”, desenvolvendo nos estudantes as competências que lhes permitem criar soluções inovadoras que resultam de uma mentalidade criativa e interdisciplinar.

A partir da aplicação de métodos ágeis de desenvolvimento de software e de lean experimentation, as equipas de estudantes desenvolveram várias soluções tecnológicas inovadoras. O AutoRocket+, um simulador de navegação de foguetões, é uma delas, pensado para todos os níveis do ensino básico e secundário, em que os alunos podem projetar e programar um foguetão com capacidade de decisão autónoma, a pedido do Visionarium.

Nesta edição de 2022 foi também concebida uma solução para identificação interativa de defeitos na indústria automóvel para o Centro de Produção da Stellantis, em Mangualde, e ainda a app CheapShop, um projeto empreendedor que pretende ajudar na escolha do melhor local para realizar as compras semanais.

Há ainda uma instalação que funde a arte com a tecnologia e que tem como tema a guerra na Ucrânia. Estes são apenas alguns exemplos dos projetos que vão ser demonstrados durante o evento.

“Impacto sistémico na Universidade”

Gil Gonçalves, coordenador da unidade curricular e Professor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, destaca que esta iniciativa é essencial para que “os estudantes compreendam que o espírito colaborativo, empreendedor e criativo são ingredientes fundamentais na inovação e no sucesso de qualquer projeto”.

O responsável acrescenta ainda que a unidade curricular de LGP, “através do seu modelo de ensino-aprendizagem e das ligações que promove e potencia entre a educação, a investigação e a sociedade, pretende ter um impacto sistémico na Universidade, contribuindo para aumentar a capacidade de inovação e empreendedorismo dos seus estudantes, bem como potenciar o contributo dos estudantes e da universidade no ecossistema de inovação regional”.

Para Raul Vidal, Professor Emérito da FEUP e impulsionador da criação da unidade curricular, “ao envolver estudantes de várias esferas curriculares e de perfis distintos num trabalho colaborativo que instiga o pensamento crítico e criativo, o LGP assume-se como uma oportunidade ímpar para desenvolver competências nas áreas de gestão de projeto, trabalho em equipa, interação com os clientes, marketing, comunicação e tantas outras valências que fazem dos nossos estudantes futuros profissionais com um perfil verdadeiramente diferenciado e os preparam para serem futuros líderes”.

O evento será transmitido no canal de Youtube do LGP Challenge.