Melhorar o dia a dia do doente com dor crónica. É o objetivo da “Linha de Apoio ao Doente com Dor (LADD)”, uma ideia de Mariana Belo Cruz e Simão Alves Pinho, estudantes do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). O projeto é um dos semifinalistas da 11.ª edição do Angelini University Award, uma iniciativa promovida pela Angelini Farmacêutica.

Segundo os estudantes da FMUP, a ideia poderá  vir a tornar-se um importante recurso de “apoio e suporte humano” para o doente com dor crónica, uma patologia que afeta mais de 30% da população adulta portuguesa.

“Na maioria das vezes, muitos doentes referem que ter alguém que os escute e que os saiba aconselhar de forma segura e informada seria o suficiente para aliviar a dor”, adianta Mariana Cruz.

E foi a partir do mote do concurso deste ano, – “Menos dor, mais vida” – que o projeto dos futuros médicos da FMUP se inspirou para conseguir vir a intervir ao nível da adesão à terapêutica.

Rentabilizar os custos com a doença

Como explica Rute Sampaio, coordenadora do projeto, “a farmacoterapia adquire um papel central nesta doença, na medida em que mais de 76% dos pacientes refere ter medicação prescrita”.

De acordo com a mesma responsável, “o problema é que uma grande parte dos doentes não adere à medicação, o que contribui para o agravamento da sua situação e para o aumento da despesa”.

Com a criação da LADD, os autores estimam que se pudesse contribuir assim para uma “utilização inteligente de recursos” e para a “diminuição dos encargos com a dor crónica”. Em Portugal, estima-se que os custos totais anuais com esta doença rondem, aproximadamente, os 5.600 milhões de euros.

Sobre o prémio

O “Angelini University Award” é uma iniciativa destinada a jovens universitários que se encontrem a frequentar o ensino superior, em Portugal. O concurso tem como objetivo “fomentar projetos multidisciplinares e com aplicabilidade prática que permitam gerar a inovação e promover o empreendedorismo jovem”.

O período de votações para o “Prémio do Público” decorre até ao dia 18 de novembro. Em jogo estão igualmente outros dois prémios, atribuídos por um júri, no valor total de 10.500 euros.