Na antecâmara das eleições legislativas, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) lançou um desafio aos 21 partidos que concorrem pelo ciclo eleitoral do Porto. A todos, foram colocadas três questões sobre as políticas defendidas para a área da saúde e do ensino superior. As respostas vão para o “ar” esta quinta-feira, em forma de vídeo nas redes sociais.

“Queremos contribuir para a diminuição da abstenção por parte da comunidade estudantil e consideramos que fugir ao modelo de debate e passar para as redes sociais contribui para isso.” As palavras são de Nuno Ferreira, presidente da AEFMUP, que considera ser uma das missões de uma associação de estudantes “apelar à participação dos jovens”, utilizando para isso “modelos de comunicação mais cativantes”.

As questões levantadas pelos estudantes da FMUP dizem respeito às medidas defendidas para resolver o problema das assimetrias na distribuição dos médicos em Portugal, e das propostas para colmatar a existência de “médicos indiferenciados”, isto é, os que não tiveram vaga para aceder a uma especialidade. A última questão remete para a posição de cada partido acerca da criação de um novo curso de medicina no país.

“Consideramos estas questões importantes dado o papel central que a Saúde tem no dia a dia das populações e porque, enquanto estudantes de medicina, é também o nosso futuro que está a ser discutido”, adianta Nuno Ferreira.

Votar em consciência

Os depoimentos dos partidos que se associaram a esta iniciativa serão publicados na página de facebook da AEFMUP até sexta-feira, dia 4 de outubro.

“Esperamos poder contribuir para que os nossos colegas universitários e não universitários se sintam informados e que dia 6 de outubro votem em consciência. Se assim for, então concluímos o nosso propósito.”, termina o estudante da FMUP.

Note-se que esta iniciativa política teve o apoio da Direção da FMUP, dado o seu eminente caráter cívico e democrático.