Eunice Amorim, José Pedro Ferreira, Lucas Calvet Santos e Sara Marinha são nomes a decorar na área da cibersegurança. Os estudantes de 1.º ano do Mestrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) alcançaram o segundo lugar na competição da Bsides Lisbon’22, uma conferência de referência na área da segurança informática em Portugal.

Sob o pseudónimo “pwngwins”, a equipa da Faculdade de Engenharia destacou-se no concurso de CTFs (Capture the Flag), um conjunto de desafios que testam o conhecimento e raciocínio lógico de cada hacker/profissional de cibersegurança.

“Um verdadeiro sonho” foi a forma como Eunice Amorim, que já se vê a trabalhar no futuro na área da cibersegurança ou dos microprocessadores, descreveu a sua participação na competição.

“Ao aperceber-me de que os concorrentes eram maioritariamente profissionais da área tornou-se ainda mais gratificante termos chegado a este patamar. Queremos continuar a trazer estas alegrias à nossa faculdade e ainda agradecer a todos os professores que nos apoiaram”, completa.

João Pedro Dias, professor no Departamento de Engenharia Informática da FEUP, comenta que “a participação neste evento é uma mais-valia para todos os trabalhadores e estudantes de áreas tecnológicas por dar uma visão prática e técnica do tipo de riscos que atualmente enfrentamos, assim como os mecanismos de defesa e proteção existentes”.

“A competição de CTFs do evento apela não só ao lado técnico, mas também criativo dos participantes, permitindo-os ultrapassar proteções de segurança e encontrar falhas em sistemas. Dou os meus parabéns à equipa pwngwins pelo excelente desempenho”, remata o docente.