“Trind-Arte” e “Trindade Social” são os nomes das iniciativas que querem dar uma nova “vida” ao Metro da Trindade, no Porto. Os eventos, abertos ao público, decorrem nos dias 28 de maio e 7 de junho e resultam de uma iniciativa de estudantes do Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Arquitetura (FAUP) da Universidade do Porto, sob coordenação de Sara Cruz, professora no Departamento de Engenharia Civil da FEUP e investigadora no Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA).

“Pretendia-se que explorassem soluções de intervenção nesse espaço, através da experimentação urbana, envolvendo parceiros na organização dos eventos e incentivando a interação com a população, como forma de ativação do espaço público”, avança a docente

O evento “Trind-Arte”, desenvolvido em parceria com a Metro do Porto e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), acontece já este sábado, dia 28 de maio, a partir das 14h00, no Rooftop da Estação da Trindade, e traz “uma nova perspetiva para aqueles que usam a estação apenas como ponto de passagem.”

Música, dança, oficinas e um espaço para soltar a voz no famoso karaoke são algumas das atividades que vão decorrer ao longo da tarde.

Mas a festa não acaba aqui e volta à carga a 7 de junho, terça-feira, na forma do “Trindade Social”. A partir das 18h00, o ponto de encontro é na zona mais verde da Trindade, e desafia a população a desfrutar de um espaço de criatividade e diversão.

Em parceria com a Associação Casa da Horta, os estudantes quiserem ativar este espaço urbano no coração do Porto onde há muito potencial e pouca utilização. É através de jogos de tabuleiro, pintura, poesia, música e outras tantas atividades interativas que a organização quer “criar conexões, reunir com os vizinhos e compartilhar com outras gerações”.

Experimentar novas soluções para este espaço livre, que é de todos, é o ponto de partida para a criação de novos hábitos. “Quando permitimos o encontro da comunidade, promovendo o intercâmbio social e geracional com atividades comunitárias, possibilita-se a criação de novas relações e perceções entre as pessoas e entre as pessoas e o espaço”, avança a organização.

Haverá ainda lugar para uma exposição de ilustrações de artistas ucranianos, os Pictoric, um grupo de ilustradores que luta contra a guerra com os seus próprios poderes: a arte.