Um protocolo de investigação que pretende estudar em detalhe a epigenética dos tumores de células germinativas do testículo, apresentado por João Lobo, estudante de Doutoramento em Patologia e Genética Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS-UP) e Médico Interno de Formação Específica em Anatomia Patológica do IPO Porto, foi distinguido com o Prémio MSD de Investigação em Saúde 2020, no valor de 10 mil euros.

O projeto vencedor, intitulado “Uncovering novel prognostic and predictive epigenetic biomarkers in malignant testicular germ cell tumors”, visa descobrir novos biomarcadores de diagnóstico e prognóstico não invasivos (em biópsias líquidas), bem como novos tratamentos menos tóxicos para o cancro do testículo, através do estudo da Epigenética dos tumores.

Os tumores de células germinativas do testículo encontram-se entre os tumores sólidos mais frequentes em homens adolescentes e jovens adultos, e a sua incidência tem vindo a aumentar nos últimos anos. Os atuais métodos de diagnóstico e de vigilância clínica são invasivos e têm importantes limitações, e os tratamentos disponíveis apresentam toxicidade a longo-prazo (infertilidade, surgimento de novas neoplasias, doenças cardiovasculares, síndrome metabólico, entre outras).

Há, por isso, uma necessidade urgente de identificar biomarcadores que permitam discriminar com precisão os doentes que mais beneficiarão de tratamentos de quimioterapia após a cirurgia, daqueles que podem ser mantidos em vigilância, sem necessidade de tratamentos adicionais. Por outro lado, é necessário oferecer novas terapias a um subgrupo de doentes que desenvolve doença agressiva e que é resistente aos tratamentos de quimioterapia.

O protocolo de investigação proposto por João Lobo será desenvolvido no Grupo de Epigenética e Biologia do Cancro do Centro de Investigação do IPO Porto (GEBC IPOP). Contará com a colaboração de várias instituições, nacionais e internacionais, e será desenvolvido em estreita proximidade com o Serviço de Anatomia Patológica e o Biobanco do IPO Porto.

O trabalho agora distinguido com o Prémio MSD de Investigação em Saúde 2020 incluirá o recurso a amostras clínicas e biológicas de qualidade. O investigadores terão ainda acesso a tecnologias moleculares avançadas, que permitirão estudar em detalhe a Epigenética dos tumores de células germinativas do testículo tendo em vista a sua aplicação clínica.

Sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde

Lançado pela MSD Portugal em 2019, o Prémio MSD de Investigação em Saúde tem como objetivo reconhecer e apoiar “protocolos de investigação na área da saúde, inovadores e com impacto real na saúde”, desenvolvidos por equipas de trabalho constituídas por Médicos Internos e Especialistas de unidades de saúde ou instituições científicas sem fins lucrativos nacionais.

A primeira edição do galardão foi ganha por um projeto da Maternidade Dr. Alfredo da Costa (MAC).