Ana Sofia dos Reis Ferreira, atual estudante do Programa Doutoral em Ciências Veterinárias do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, acaba de ser distinguida com o Prémio Professor Miguel Faria, no valor de 1.000 euros, destinado ao autor do melhor trabalho científico apresentado no Concurso Científico de Posters do XVIII Congresso Internacional Veterinário Montenegro. Aquele que é considerado um dos maiores congressos veterinários da Península Ibérica decorreu entre os dias 4 e 5 de novembro de 2022, no Europarque,  em Santa Maria da Feira.

O trabalho premiado, do qual Ana Reis Ferreira é a primeira autora, intitula-se O papel do mir-146a na doença mixomatosa da válvula mitral: um potencial biomarcador e decorre de outros trabalhos que a equipa de investigação envolvida (ver abaixo) tem vindo a desenvolver na área da cardiologia veterinária.

Com este trabalho, em particular, pretendeu-se aprofundar o conhecimento da fisiopatologia da doença mixomatosa da válvula mitral (DMVM), a doença cardíaca mais comum em cães, particularmente em raças de pequeno e médio porte. Para tal, os investigadores focaram-se na avaliação do papel de determinados microRNAs circulantes (miRs) enquanto potenciais biomarcadores no diagnóstico, tratamento e prognóstico da doença.

Desenvolvido sob a orientação de Ana Patrícia Fontes de Sousa, docente no ICBAS, e coorientação de Luís Lima Lobo (do Hospital Veterinário do Porto) e Carmen Brás Silva (da FMUP), o estudo – que contou ainda com a participação de Joana Neto Mendes (ICBAS) – procurou avaliar, nomeadamente, o potencial de um microRNA circulante, o miR-146a, como potencial biomarcador de remodelação cardíaca em cães com DMVM.

Os resultados obtidos até ao momento sugerem que os níveis plasmáticos do miR-146a se correlacionam com a remodelação do ventrículo esquerdo secundária à DMVM no cão, o que poderá ter um importante impacto em termos de diagnóstico e terapêutica desta doença.

“Um estímulo importante”

Para Ana Reis Ferreira, a conquista do Prémio Professor Miguel Faria “constitui um estímulo importante para a continuidade dos trabalhos de investigação no contexto do meu doutoramento, aplicados à cardiologia veterinária”.

“Saliento a importância deste prémio para a investigação na prática clínica, apenas possível com uma equipa multidisciplinar, dedicada e de grande qualidade técnica”, destaca a jovem investigadora.

A orientadora do trabalho, Ana Patrícia Fontes de Sousa, fala por sua vez de uma conquista que representa “uma grande honra”, ou não traduzisse “uma homenagem ao saudoso Professor Doutor Miguel Faria que sempre demonstrou, durante toda a sua atividade académica, uma dedicação ao ICBAS e, em particular, à cardiologia dos animais de companhia, área onde se insere o trabalho agora premiado”.

“Prestigiar a memória” do antigo médico veterinário e docente do ICBAS é de resto o grande objetivo do galardão, como vincou Luís Montenegro, diretor clínico do Hospital Veterinário Montenegro e responsável pelo Congresso,

O mesmo responsável avança ainda que “a qualidade dos trabalhos a este concurso foi de elevada qualidade e não é só dentro de medicina veterinária, mas dentro de toda a área da investigação ‘One Health’, pois existem trabalhos com investigação na medicina humana e com participação internacional”.