A investigação de Miguel Gaitán, a frequentar o Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), arrecadou o prémio “Best Paper” atribuído no âmbito da 1.ª edição do Workshop Real-time And intelliGent Edge computing (RAGE).

O evento, inserido na 59ª edição da Design Automation Conference, que decorreu este verão em São Francisco (EUA), atraiu mais de 50 participantes que trabalham em torno da interseção de campos de ponta, tais como edge computing, redes em tempo real e sistemas inteligentes.

Na base do prémio atribuído ao estudante da FEUP está uma das investigações realizada no âmbito do seu doutoramento, em conjunto com Pedro Santos e Luís Almeida, professores na FEUP, e Pedro d’Orey, alumnus de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, a partir do CISTER – Research Centre in Real-Time and Embedded Computing Systems.

“Neste projeto, introduzimos pela primeira vez o conceito de designação de gateway impulsionado pela centralidade para uma melhor planificação do tráfego em redes de sensores sem fios (WSNs). Propomos uma nova métrica de centralidade para a designação de gateway que supera a de última geração”, explica Miguel Gaitán, que é também docente na Faculdade de Engenharia da Universidade Andrés Bello, no Chile.

Esta nova métrica de centralidade de rede – um conceito “emprestado” da área de análise de redes sociais – é agora aplicada à seleção adequada de gateway para melhorar o desempenho de redes de comunicação. “É um dos pilares no desenvolvimento e evolução da Indústria 4.0 e do IIoT (Internet Industrial das Coisas)”, nota.

Uma mais-valia para a indústria

O trabalho desenvolvido garante aplicações em tempo real na indústria, tendo como grande objetivo melhorar a capacidade de programação dos fluxos de rede sensíveis ao tempo, ou seja, sequências de mensagens/dados transmitidos que devem cumprir os requisitos máximos de atraso/atendimento.

“Isto é relevante para muitas aplicações em tempo real, tais como as utilizadas em sistemas de monitorização e controlo de processos industriais”, acrescenta o estudante da FEUP.

Referindo-se ao prémio entregue na conferência norte-americana, uma das mais importantes na área da conceção de sistemas eletrónicos e de automação, Miguel Gaitán admite: “Estamos muito satisfeitos com este reconhecimento e a verdade é que nos apanhou de surpresa porque havia candidatos com muito bom trabalho”.

Este é já o segundo prémio ganho na mesma linha de investigação. Anteriormente, a equipa já tinha conquistado o primeiro lugar na área de redes sem fios em tempo real em 2021, em Linz (Áustria), numa das principais conferências na área dos sistemas de comunicação industrial”.

Os autores foram agora convidados a submeter uma contribuição alargada para a Edição Especial sobre Computação em Tempo Real no Continuum on ACM Transactions on Embedded Computing Systems (ACM TECS).