Foi numa visita a Berlim, em dezembro de 2019, que Afonso Cunha, estudante do Mestrado em Engenharia de Software na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), se apercebeu da dificuldade em encontrar informação relevante sobre determinados pontos turísticos de uma das cidades mais visitadas do mundo. Um ano depois, a aplicação digital que criou para colmatar este problema foi considerada a melhor startup de Turismo na edição 2020 do Tourism Explorers.

A app ZOOMGUIDE ajuda turistas e organizações com histórias por contar. Utilizando um motor de busca baseado em inteligência artificial, recolhe toda a informação por detrás de objetos e espaços culturais, históricos e turísticos através de conteúdos multimédia desenvolvidos por especialistas”, explica o empreendedor.

O potencial da ferramenta está na facilidade de utilização, permitindo que turistas nacionais e internacionais desfrutem das suas viagens da forma mais informada possível. Para tal, apenas necessitam de tirar uma fotografia com os seus próprios telemóveis para ficarem a conhecer todos os detalhes e pequenas histórias dos locais que visitam, ajudando, assim, na divulgação e valorização do património cultural gerido pelas organizações parceiras.

Para os museus, espaços culturais e históricos ou cidades aderentes, são disponibilizadas ferramentas digitais, sem qualquer custo, para que possam criar e gerir conteúdos a serem integrados na plataforma para usufruto dos utilizadores.

Mas esta cooperação com as instituições culturais vai mais além, nas apalavras de Afonso Cunha: “entregamos parte das nossas receitas às organizações parceiras, uma vez que as vemos exatamente como tal, parceiros”.

O papel da academia no empreendedorismo

Apesar de o seu percurso na FEUP ainda ser recente, Afonso Cunha já identifica as valências transversais dos conteúdos lecionados no primeiro ano do Mestrado em Engenharia de Software que têm total aplicabilidade no seu mais recente projeto.

“O plano curricular cativou-me porque acredito que está estruturado de forma a abordar todas as fases do desenvolvimento de software. Os conteúdos que pude assimilar na unidade curricular de testes, validação e verificação de software já estão a ser aplicados na ZOOMGUIDE”, revela o estudante.

Segurança em Engenharia de Software e Inteligência Artificial são duas das áreas que mais despertaram interesse a Afonso Cunha, sendo que a última será a sua potencial escolha para o desenvolvimento da tese final do curso, uma vez que é uma área essencial para o desempenho e evolução da aplicação web.

A sua inovadora proposta valeu-lhe um prémio monetário de 10 mil euros e ainda três meses de incubação gratuita, atribuídos pela Universidade de Aveiro Incubator. O financiamento será utilizado para suportar custos relacionados com servidores e serviços cloud essenciais para o correto funcionamento da aplicação.

Sobre o programa Tourism Explorers

Dinamizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, o programa “Tourism Explorers” apresenta-se como o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os participantes na criação de novos negócios de sucesso, bem como na definição da melhor estratégia para o seu negócio e na adaptação a uma nova realidade.

Aberto à participação de todos os interessados em desenvolver uma startup na área do turismo, o programa permite que os seus beneficiários acedam a uma rede de mentores nacionais e regionais, parceiros especialistas no setor, potenciais clientes e investidores, de forma a apoiar o desenvolvimento da sua ideia de negócio.