Rafaela Santos, estudante do Programa Doutoral em Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigadora no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR-UP), é a vencedora do Aquaculture Europe 2021 Student Spotlight Award, promovido pela Sociedade Europeia de Aquacultura (EAS).

O trabalho da jovem investigadora destacou-se pelos avanços representados no combate às doenças bacterianas na aquacultura. A sua investigação foca-se no controlo destas infeções através do uso de moléculas bioativas existentes no trato gastrointestinal dos peixes. A estudante usou as bactérias Bacillus sp para fazer funcionar um mecanismo que interrompe a comunicação entre micróbios e protege os peixes da infeção gerada por Edwardsiella, estimulando o seu sistema imunológico.

“Estas bactérias gram-positivo produzem antimicrobianos que interrompem a comunicação bacteriana e, portanto, reduzem a virulência. Além disso, melhoram a saúde e o crescimento dos peixes”, explicou Rafaela Santos, durante a final do Aquaculture Europe 2021 Student Spotlight Award, que decorreu no dia 5 de outubro, no Funchal, em paralelo com o Aquaculture Europe 2021 (AE2021), o evento anual da Sociedade Europeia de Aquacultura.

Juntamente com os outros dois finalistas, a estudante da FCUP apresentou o seu trabalho, no formato pitch. Rafaela Santos foi a selecionada por voto do público entre os participantes da conferência inaugural do Congresso e conquistou um ano de inscrição na EAS e um prémio em dinheiro de 600 euros.

Sobre Rafaela Santos

Rafaela Santos é licenciada em Ciências do Meio Aquático pelo ICBAS (2014) e mestre em Recursos Biológicos Aquáticos pela FCUP (2016). O seu trabalho de doutoramento está na base do SNACk for Fish, um projeto que procura responder a uma das principais necessidades da aquacultura: a promoção da saúde dos peixes criados, diminuindo a carga de surtos bacterianos e o uso de antibióticos.

Em 2018, a ideia venceu a terceira edição do Business Ignition Program (BIP), tendo sido igualmente premiada no concurso Born from Knowledge (BfK IDEAS 2018), categoria Agro-Food Industry, promovido pela Agência Nacional de Inovação.