Rafaela Santos, estudante do Programa Doutoral em Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigadora no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR-UP), está entre os três finalistas ao Aquaculture Europe 2021 Student Spotlight Award, promovido pela Sociedade Europeia de Aquacultura (EAS, na sigla em inglês).

O trabalho da jovem investigadora foi selecionado entre os mais de 120 resumos avaliados. A sua investigação foca-se no controlo de infeções bacterianas na aquacultura, aproveitando as moléculas bioativas existentes no trato gastrointestinal dos peixes.

O poster “Quorum-quenching Bacillus spp. protect fish from Edwardsiella tarda infection and modulate the immune system of gilthead seabream (Sparus aurata)” ficou em segundo lugar no “pódio” dos selecionados com uma classificação de 360 pontos.

A final vai ter lugar no dia 5 de outubro, no Funchal, em paralelo com o Aquaculture Europe 2021 (AE2021), o evento anual da Sociedade Europeia de Aquacultura. Na ocasião, os finalistas vão ter 3 minutos para apresentar, no formato pitch, o seu trabalho. Depois das três apresentações, será o público a eleger o vencedor.

Recorde-se que o trabalho de doutoramento de Rafaela Santos está na base do SNACk for Fish, um projeto que procura responder a uma das principais necessidades da aquacultura: a promoção da saúde dos peixes criados, diminuindo a carga de surtos bacterianos e o uso de antibióticos. Em 2018, a ideia venceu a terceira edição do Business Ignition Program (BIP), tendo sido igualmente premiada no concurso Born from Knowledge (BfK IDEAS 2018), categoria Agro-Food Industry, promovido pela Agência Nacional de Inovação.

Sobre o AE Student Spotlight Award

Este prémio destina-se a premiar os melhores resumos submetidos por estudantes ao evento anual da EAS. Os três estudantes finalistas recebem um prémio de 300 euros e o vencedor recebe 300 euros adicionais, a entregar na final.