O estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Tomás Santiago, foi um dos vencedores do Swift Student Challenge, uma competição global lançada pela Apple durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) 2020, a conferência anual de programadores organizada anualmente por esta gigante tecnológica.

Tomás Santiago, estudante do 3.º ano da licenciatura em Ciência de Computadores, foi um dos 350 jovens de todo o mundo distinguido pela Apple nesta competição de programação para estudantes do ensino secundário e universitário.

A programar desde os 16 anos, o estudante tomou a iniciativa de participar neste concurso de programação da Apple, depois de desde cedo ter acompanhado os grandes eventos de software das maiores empresas tecnológicas mundiais, como a a Microsoft, a Google e, obviamente, a Apple.

O concurso teve como finalidade desenvolver uma cena interativa utilizando Swift Playgrounds do Xcode. O objetivo, acima de tudo, é usar várias tecnologias Apple e combiná-las de forma criativa. Sendo que este era o seu primeiro ano a participar no concurso, Tomás decidiu fazer um playground com o objetivo de se apresentar à empresa de Cupertino, Califórnia.

“Fiz um jogo com várias partes. A primeira parte é um jogo da forca em que cada palavra revela algo sobre mim. De seguida combinando cores o utilizador consegue formar um código que acaba por revelar a minha frase preferida”, refere Tomás Santiago, em declarações ao site Pplware, onde é editor.

Este desafio foi lançado pela Apple a 5 de maio e os estudantes tiveram até 17 desse mês para submeter o playground. O playground desenvolvido pelos estudantes deve poder ser explorado pelo júri em três minutos ou menos. Para além disso, não pode ser utilizada a ligação à Internet.

Para além da parte tecnológica, os estudantes tiveram de responder a um questionário, onde deveriam descrever por escrito o processo de criação do playground e explicar que tecnologias usaram.