É um dos mais importantes prémios europeus de sustentabilidade da indústria dos agregados e destacou, este ano, o projeto da Pedreira de Gouvães, nas categoria de “Boas Práticas Operacionais” e de melhor “Inovação no Processo/Produto”. Este foi um dos dois projetos portugueses submetidos aos UEPG Sustainable Development Awards 2022 através da Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora (ANIET) e protagonizados pela empresa Domingos da Silva Teixeira, S.A (dst), e que tiveram o apoio do Colégio Nacional de Engenharia Geológica e Minas, presidido por Joaquim Góis, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O projeto agora premiado foi desenvolvido para produzir agregados de alta qualidade e uso exclusivo no fabrico de betão para o complexo hidroelétrico do Tâmega. Nuno Faria, antigo estudante de Engenharia de Minas da FEUP e responsável técnico da empreitada desde 2016, classifica o projeto como “exigente”, estando já numa fase de recuperação paisagística.

A conceção e desenvolvimento do projeto implicou que, em menos de oitos anos, tenham sido verificados, em consonância com as melhores práticas tecno-ambientais, todas as fases da vida da exploração de uma pedreira.

A construção da Pedreira de Gouvães em Vila Pouca de Aguiar envolveu o movimento de terras para plataformas e acessos, a beneficiação da EM557, desde a N206 até à entrada da pedreira. Isto implicou por sua vez a construção da ponte sobre o rio Torno, a construção de redes de águas pluviais e residuais, de redes de abastecimento e de tratamento de águas, assim como redes de energia e iluminação.

O projeto português foi um dos 15 premiados na cerimónia de entrega dos UEPG Sustainable Development Awards 2022, que decorreu no dia 30 de novembro na Sala de concertos ‘La Madeleine’, na cidade de Bruxelas.

A importância deste setor industrial foi bem vincada durante a cerimónia pelo Presidente da Union Européenne des Producteurs de Granulats (UPEG), ao lembrar que o setor europeu de agregados representa atualmente 15.000 empresas (principalmente PMEs), operando em 26.000 diferentes locais, com mais de 200.000 funcionários.  Cada europeu usa, em média, cerca de um quilograma de agregados por hora com um volume de negócio anual de aproximadamente 20 mil milhões de euros.

A cerimónia contou ainda com a participação de altas individualidades de organismos europeus, destacando-se a presença de eurodeputados portugueses e do Vice-Presidente do Parlamento Europeu.