Contribuir para a acelerar a incorporação da investigação científica na prática clínica. Foi esse o objetivo que levou Mário Santos e Ricardo Ladeiras Lopes, ambos médicos cardiologistas e docentes, respetivamente, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a idealizar a Medical Portfolio, uma aplicação que reúne os artigos mais relevantes na área da medicina cardiovascular e da insuficiência cardíaca.

A Medical Portfolio foi lançada há cerca de cinco meses e conta já com cerca de 2000 utilizadores. Destina-se a médicos que, pelo ritmo exigente da atividade clínica têm dificuldade em manter-se atualizados face à rápida evolução da evidência científica na área cardiovascular.

Para Mário Santos, esta app constituiu uma oportunidade para combater o atraso na incorporação das novas evidências na decisão clínica. “Um dos grandes problemas da medicina moderna é que a investigação clínica aumentou muito, que se traduz em outputs de artigos e de informação, mas o tempo que essa informação clínica demora até influenciar as decisões do médico perante o doente é demasiado grande. Com a Medical Portfolio pretendemos que a informação relevante, com impacto na prática clínica, chegue ao corpo clínico semanalmente”, refere o docente do ICBAS.

Mário Santos e Ricardo Ladeiras Lopes são docentes do ICBAS e da FMUP, respetivamente. (Foto: DR)

A problemática no que ‘knowledge-to-practice gap’ diz respeito é muito relevante, podendo, até em algumas áreas da medicina, “ser de vários anos”. Com esta aplicação “muito simples e pouco invasiva procuramos apenas fazer chegar até aos médicos informação que é importante para a sua prática”, continua.

Semanalmente, são rastreadas dezenas de revistas científicas, filtrados os artigos mais relevantes e com impacto para a prática médica. À terça e à quinta-feira, o utilizador recebe uma notificação com os três artigos mais importantes na área da medicina cardiovascular e três na área da insuficiência cardíaca.

A Medical Portfolio permite que os clínicos tenham acesso à investigação mais recente de uma forma rápida e filtrada, constituindo assim uma ferramenta muito útil para a prática médica e bem como para os estudantes de medicina.

Para o futuro, “o nosso objetivo passa por acrescentar outras áreas médicas onde há muita investigação ajudando um público mais vasto”, projeta Mário Santos.