Filipe Macedo, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi recentemente nomeado para dirigir, durante os próximos três anos, o Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Dados recentes revelaram que as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal. No sentido de contribuir para a mudança deste cenário, “de modo a prolongar a tendência de diminuição da taxa de mortalidade associada a doenças cardíacas”, o docente da FMUP destaca o investimento na formação dos recursos humanos e nas novas tecnologias como uma das suas prioridades para o cargo que irá agora desempenhar.

Estratégias de combate à doença

Para combater eficazmente as doenças cérebro-cardiovasculares, Filipe Macedo acredita que esse combate “deve assentar em estratégias transversais de saúde pública que, para além do tratamento, visem de forma estruturada as dimensões da promoção da saúde e a reabilitação da doença”.

Com efeito, o novo responsável pelo Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares terá a seu cargo o desenvolvimento de estratégias organizativas designadas como “Vias Verdes”, criando sistemas de informação integrados que contemplem as vertentes pré-hospitalar e hospitalar, bem como incentivar à criação de novos métodos de diagnóstico e tratamento.

Especialista “nascido e criado” na FMUP

Licenciado em Medicina e Cirurgia na FMUP (1978), Filipe Macedo iniciou a sua carreira universitária em 1987 como assistente convidado de Patologia Médica. Mais tarde, em 1998, fez provas de doutoramento, também na Faculdade de Medicina, numa dissertação alusiva ao tema “Ecocardiografia de sobrecarga – análise da experiência pessoal”.

Autor de mais de 70 artigos científicos, o professor associado convidado da Faculdade de Medicina tem integrado diferentes sociedades científicas da especialidade ao longo dos anos, como é o caso da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e da Sociedade Europeia de Cardiologia.