A curta-metragem Hunting Day, da autoria do realizador português e antigo estudante da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Alberto Seixas, integra o grupo exclusivo das 25 melhores que se apresentaram à edição deste ano do STRAIGHT 8, um concurso internacional que premeia, há mais de duas décadas, os melhores filmes do mundo gravados integralmente em formato Super 8.

Inteiramente gravada em Celorico de Basto, terra natal do realizador e atual técnico do núcleo de Tecnologias Educativas da Universidade do Porto, Hunting Day é descrita como um drama que aborda um dia no percurso de sobrevivência de um homem errante. O ator João Marçal assume o papel principal na curta-metragem.

A edição deste ano do STRAIGHT 8 reuniu mais de 100 concorrentes de 26 países e contou com um painel de jurados de excelência. Asif Kapadia, realizador do Documentário Amy (2015) e vencedor do Óscar Documentário de Melhor Longa-Metragem, e Robbie Ryan, diretor fotográfico premiado pela Academia Norte-Americana de Cinema, são alguns dos nomes mais reconhecidos.

Os oito melhores filmes da competição vão ser exibidos no dia 24 de junho, pelas 20h00, em straight8.net. Dois dias depois, e à mesma hora, serão exibidas os 25 melhores, entre os quais se inclui o trabalho de Alberto Seixas.

Arrepiar caminho no mundo da realização

Hunting Day não é, contudo, o primeiro trabalho do realizador a ser premiado. Com Um Homem Não é Um Homem SóAlberto Seixas venceu em 2018 o Prémio Sophia Estudante para Melhor Curta-metragem de Documentário, bem como o de Melhor Documentário no 3in1 Festival e ainda uma Menção Honrosa para Melhor Primeira Obra no Shortcutz Ovar.

A somar aos sucessos na realização, o alumnus da U.Porto assina também a direção de fotografia de Hunting Day (2020), Um Homem Não é Um Homem Só (2018) e Bom Caminho (2017). Como assistente de som,  On N’Est Pas Près D’être Des Super Héros (2019), Vento de Sal (2019), Traversings (2017) e Invisible Other (2016).

Alberto Seixas colaborou ainda com os realizadores Steve Harrison, Morag Brennan, Eddy Joseph e Ana Luísa Oliveira em diferentes funções.