O LMOOC Introdução à Língua Portuguesa (LMOOC Introduction to Portuguese), coproduzido pela Faculdade de Letras (FLUP) e pelo Núcleo de Tecnologias Educativas da Universidade do Porto, foi distinguido pela International E-Learning Association (IELA) com uma menção honrosa no âmbito dos 2021 IELA Awards.

Este galardões são atribuídos anualmente aos melhores trabalhos realizados em contexto académico na área do e-learning, b-learning e mobile-learning, com base em critérios como a solidez e eficácia educacional, usabilidade e relevância global.

Alojado na plataforma AcademiaUP, e com participação gratuita, o LMOOC Introdução à Língua Portuguesa – cuja 2.ª edição decorreu em maio passado –  destina-se a todos os interessados em aprender a comunicar e a interagir em português europeu em situações básicas do quotidiano, “como por exemplo apresentar-se e apresentar alguém, obter e dar informações, comprar um bilhete, ir ao café ou ao restaurante, fazer compras, fazer uma reserva ou ocupar os tempos livres”, apresenta Fátima Silva, docente da FLUP e coordenadora do curso.

O itinerário de aprendizagem do curso baseia-se numa série de ficção constituída por oito episódios/unidades didáticas semanais, protagonizados por atores profissionais, em espaços típicos da cidade do Porto. Para além de aprenderem português, os participantes têm assim “a oportunidade de conhecer o modo de vida dos portugueses numa cidade que é Património da Humanidade”, nota a responsável.

Os materiais pedagógicos do LMOOC Introdução à Língua Portuguesa foram desenvolvidos por uma equipa de formadores da FLUP com experiência no ensino Português Língua Estrangeira, tendo cabido ao Núcleo de Tecnologias Educativas todo o trabalho audiovisual.