A CryptoArtCulture, uma plataforma dedicada à pesquisa, educação e desenvolvimento de projetos, através de soluções disruptivas assentes na tecnologia Blockchain e na revolução dos registos de propriedade – o NFT (Non-Fungible Token), inaugura no próximo dia 14 de outubro, pelas 17h00, na Biblioteca da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) a exposição “Electra Collection | Série Megawatt.

Da autoria de Galla, cripto-artista oficial da plataforma CryptoArtCulture, esta exposição de criptoarte apresenta-se como uma “ode à energia elétrica – uma rainha da potência,​ um elemento-chave e um alerta para a devoção”.

As obras da exibição são o resultado de um projeto fotográfico exclusivo, esteticamente elaborado por extensas camadas de edição. Os vídeos são focados em animação 2D e divididos em quatro séries:​ KilowattMegawatt, GigawattTerawatt.​

Depois do lançamento da série Kilowatt, em 2021, na Galeria Árvore, a Megawatt apresenta na FEUP um percurso evolutivo da tecnologia NFT, um projeto piloto que resultará num produto tecnológico da CryptoArtCulture a ser comercializado. Estão previstas também parcerias “win-win” com projetos​ que respondam a causas de sustentabilidade energética e emissão de CO2.

A fórmula final transportará em si contratos inteligentes, splits automáticos para a comercialização e NFT passaportes para a aquisição coletiva que desbloqueiam mecanismos de benefícios e experiências. Outro grande diferencial desta edição reside na democratização das formas de pagamento. Além das criptomoedas, a moeda fiduciária passa a ser aceite através de integrações de pagamento, com cartão de crédito ou MBWay.

A banda sonora original é da autoria de Ricardo Severo da Several Sounds, premiado produtor musical brasileiro (Prémio Shell de Teatro, Kikito – Festival de Cinema de Gramado, entre outros), com trabalhos compostos para a Rede Globo, Jô Soares e diversos documentários. A banda sonora binaural da Megawatt pode ser melhor fruída com recurso a auriculares ligados aos telemóveis pessoais.

A exposição “Electra Collection | Série Megawatt” vai ficar patente ao público até 21 de outubro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 8h30 e as 19h00. A entrada é livre.

BlockChain: Uma nova era, um novo ecossistema

A par com a exposição, os visitantes têm ainda a oportunidade de participar num ciclo de 11 conversas subordinado ao tema “Blockchain:  Uma nova era, um novo ecossistema”.

Inserido no Mestrado Multimédia da Universidade do Porto, o ciclo tem já confirmados key-note speakers de empresas de referência, como a Meta, Anchorage Digital, NFT Ticket Pass, Muzik-Art, Lumx Studios, Augmentric, GoBlockchain, ou The Block Point.

Todos os participantes, através de um QR Code que lhes dá acesso à plataforma CryptoArtCulture, têm a oportunidade de aceder a um criptonário (glossário cripto).

Ao adquirir um NFT PASS no valor de 5 euros, concorre à obra integral e, em simultâneo, apoia a missão do Comissariado Social da FEUP, que tem contribuído para a promoção do bem-estar dentro da comunidade, antecipando e contribuindo para mudanças de paradigmas da sociedade e qualidade de vida dos cidadãos, através da procura permanente de soluções tecnológicas que respondam aos desafios de uma sociedade inclusiva.

A exposição conta com o patrocínio das empresas multimédia Gema Digital e da fintech luso-americana Anchorage Digital, além do apoio da Biblioteca da FEUP.