Dois anos depois de ter estado presente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) a propósito do lançamento da réplica do Sputnik-1, o cosmonauta russo Mikhail Kornienko, um dos seres humanos que mais tempo passou na Estação Espacial Internacional, “regressa” a Portugal para uma conversa online com alunos do Ensino Básico e Secundário e do Ensino Superior. O evento está marcado para o próximo dia 14 de abril, quarta-feira, às 17h30 e todos os que queiram assistir poderão ter entrada direta para o “espaço” através do canal do Youtube da FCUP.

Dinamizada pela FCUP, a sessão contará com a participação e organização do Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra e das Câmaras Municipais da Maia e de Oeiras.

Da Rússia para Portugal, tanto os alunos de Oeiras, a comunidade da Maia e membros e estudantes da FCUP poderão, aliás, participar nesta conversa que será traduzida para português pelo ex-adido cultural da embaixada da Rússia, Vladmir Luzgin, amigo pessoal do cosmonauta.

A sessão contará com a moderação do docente da FCUP, Rui Moura, que recentemente revelou a sua candidatura a um concurso da Agência Espacial Europeia para seleção de astronautas. Apesar dos seus 52 anos, e o limite para participação ser os 50, não sabe se isso vai ser um impedimento e segue por isso em frente com a candidatura.

“Vou preencher o formulário e vamos ver se aceitam”, revelou em entrevista ao jornal Público. Com ambição de ser astronauta, é um dos vários portugueses, a par de Ana Pires, do INESC TEC, com interesse neste desafio. “Sou geofísico e habituado a fazer trabalho científico no campo e isto é uma forma de levar isso a um nível diferente”, acrescenta.

Mikhail Kornienko esteve presente na FCUP no dia 12 de abril de 2019 para “apadrinhar” a apresentação de uma réplica à escala real do Sputnik- 1. (Foto: FCUP)

Sobre Mikhail Kornienko

Veterano de duas missões espaciais, Mikhail Kornienko (1960) é um dos seres humanos que mais tempo passou a bordo da Agência Espacial Internacional: 516 dias 10 horas e 1 minuto. Em 2010, foi ao espaço pela primeira vez a bordo da missão Soyuz TMA-18, para uma estadia de 176 dias. Entre 2015 e 2016, integrou, a par do norte-americano Scott Kelly,  a missão de “um ano” Soyuz TMA-16M/Soyuz TMA-18M, da qual resultou aquela que é ainda hoje a mais longa permanência – 342 dias – de um ser humano na estação.

Em termos militares, serviu o exército da URSS como paraquedista e formou-se como Engenheiro Mecânico e especialista em a foguetes com sistemas de propulsão líquida tendo trabalhado na preparação de lançamentos em Baikonur. Mais tarde trabalhou como técnico de preparação de operações extra veiculares para cosmonautas, nomeadamente para as operações da estação MIR.

Foi selecionado como cosmonauta da Agência Espacial Russa em 1998 e qualificou-se como tal em 1999.