
Dados recolhidos serão fornecidos às autoridades competentes, para que possam ser usados como suporte à gestão marítima e ambiental.
Efetuar a avaliação de risco ecológico de derrames de petróleo e de substâncias perigosas e nocivas na costa Noroeste de Portugal e desenvolver novos modelos sobre a hidrodinâmica estuarina e costeira e de novas ferramentas de avaliação de risco, são os objetivos principais do projeto ECORISK – Ecological risk assessment of oils and hazardous and noxious substances in the NW Portuguese coast, uma iniciativa do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR).
Enquadrado no Programa Integrado de IC&DT “MARVALOR – Building research and innovation capacity for improved management and valorization of marine resources” e suportado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), este projeto visa integrar o vasto conhecimento científico e dados disponíveis sobre a zona costeira NO de Portugal com novos dados e ferramentas, incluindo modelos sobre a hidrodinâmica estuarina e costeira, ecológica, de avaliação de risco, entre outros, calibrados para a área específica de estudo. Estes dados serão posteriormente fornecidos às Autoridades competentes, para que possam ser usados como ferramentas de suporte à tomada de decisão, planeamento e gestão marítima e ambiental.
O projeto focar-se-á particularmente na avaliação de risco ecológico de derrames acidentais de petróleo e substâncias perigosas e nocivas que possam ocorrer na zona costeira NO de Portugal e nos seus estuários – principalmente nos dos rios Douro e Minho -, assim como na compilação de dados sobre a qualidade da água e estado ecológico da zona costeira NO de Portugal e dos seus estuários. Servirá ao mesmo tempo de suporte a eventuais ações de remediação de ecossistemas e locais afetados, à proteção de zonas e situações de vulnerabilidade. Estes dados contribuirão também para a Diretiva Quadro da Água (WFD) e para a Diretiva Estratégica Marinha (MSFD).
Prevista está ainda a produção de uma base de dados sobre resíduos de substâncias químicas presentes em espécies selvagens utilizadas na alimentação humana, a qual constituirá uma valiosa ferramenta para a saúde humana e ambiental.
Através de uma abordagem multidisciplinar e integrada que envolve a participação e experiência de vários grupos de investigação do CIIMAR, o projeto prevê ainda a realização de ações de divulgação e sensibilização junto das autoridades, tecido empresarial e população residente das áreas em estudo.