O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) e o Instituto Norueguês de Pesquisa sobre Água (NIVA) uniram-se numa iniciativa bilateral que visa o desenvolvimento de tecnologia inovadora para a realização de observações costeiras baseadas em drones.

O projeto,  intitulado “Technology development for drone-based coastal observations”, e recentemente aprovado no âmbito das EEA Grants atribuídas pela Comissão Europeia, tem como grande objetivo fortalecer as relações entre cientistas portugueses e noruegueses na área da deteção remota para mapeamento de comunidades biológicas costeiras.

Na prática, pretende-se desenvolver métodos e ferramentas que facilitem o planeamento e implementação de missões de monitorização ambiental e biológica das zonas costeiras, recorrendo a drones.

Para que tal seja possível, será privilegiado o intercâmbio de experiências e conhecimentos em técnicas de deteção remota com utilização de veículos aéreos não tripulados (VANT), aplicados ao mapeamento de comunidades biológicas costeiras. Em aberto está também a possibilidade de futuras parcerias para projetos de pesquisa conjuntos, e de disseminar o conhecimento adquirido para a comunidade científica e outras comunidades envolvidas na gestão dos recursos costeiros.

Cooperação entre Portugal e a Noruega

No CIIMAR, é a equipa de investigação do projeto SWUAV que se lança nesta iniciativa, sob coordenação da investigadora Débora Borges. “Esta iniciativa bilateral fornecerá a ambas as equipas de investigação (CIIMAR e NIVA) ferramentas essenciais para aperfeiçoar as técnicas atuais de classificação de imagens aéreas”, explica a investigadora.

Do lado norueguês, quem se junta à iniciativa é a equipa do projeto Seabee, uma infraestrutura especializada nos domínios da investigação, mapeamento e monitorização da zona costeira  com recurso a drones.

“A cooperação com o NIVA fortalecerá a nossa capacidade (CIIMAR) de mapear as algas e outros organismos na zona entremarés usando drones” indica Débora Borges, realçando as vantagens da iniciativa bilateral. Por outro lado, a experiência do CIIMAR na monitorização da biodiversidade  em zonas rochosas permitirá alargar a aplicação desta tecnologia a diferentes ambientes costeiros.

Sobre as EEA Grants

As EEA Grants constituem um Mecanismo Financeiro plurianual, estabelecido no âmbito do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE). O objetivo passa por reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre os países que integram o EEE e a a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.

Mais informações em eeagrants.gov.pt