Os pianistas e compositores (e irmãos gémeos) japoneses Hibiki Mukai e Wataru Mukai vêm à Casa Comum (ao edifício da Reitoria) da Universidade do Porto no próximo dia 15 de junho, às 21h30, para o seu primeiro concerto no Porto. Trazem obras a solo e em duo, sendo que uma das peças explora a ligação entre o piano acústico e a eletrónica computadorizada.

Apesar da jovem idade, ambos têm uma ativa carreira internacional como pianistas e compositores. Vão executar algumas peças clássicas para piano a quatro mãos, mas fundamentalmente apresentam as suas próprias composições, onde confluem elementos de música clássica, jazz e “nova música”. Para este concerto em específico produziram peças baseadas em música tradicional portuguesa e japonesa.

Em duo, irão interpretar Gabriel Fauré: Dolly Suite, Op. 56.

A solo, Wataru Mukai vai ainda apresentar as obras Dear my love,  Atlantic Moon e I swear, ao passo que Hibiki Mukai trará Venom (para piano e computador) e Paraphrase on Japanese folk songs (estreia mundial).

O recital irá terminar em duo com: Improvisation on Portuguese folk songs e Camille Saint-Saëns: Finale, de Le carnaval des animaux.

A entrada é livre.

Sobre Hibiki Mukai e Wataru Mukai

Natural de Shizuoka, no Japão, Hibiki Mukai (1993) é um compositor, pianista e artista de novos media. Trabalha com frequência em colaboração com outros artistas e criadores e compõe para um naipe variado de artes performativas que vão desde a dança contemporânea, ao cinema ao teatro.

Hibiki obteve o bacharelato na Toho Gakuen School of Music, em Tóquio, em 2016, e concluiu o mestrado em Sonologia no Conservatório Real de Haia em 2019. Em 2020, foi-lhe atribuída a Mais Alta Distinção pela conclusão da sua Pós-Graduação em composição do Real Conservatório de Antuérpia.

Com vários prémios internacionais de prestígio no currículo, Hibaki Mukai vive atualmente entre Haia (Holanda) e Porto, onde frequenta o Programa Doutoral em Media Digitais da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), na qualidade de bolseiro da Agência para os Assuntos Culturais, Governo do Japão.

Hibiki Mukai está a frequentar o Programa Doutoral em Media Digitais da FEUP. (Foto: DR)

Wataru Mukai foi introduzido à composição musical com três anos e teve as suas primeiras aulas em composição um ano mais tarde, num dos Programas Musicais Yamaha. Compôs música para uma grande variedade de expressões artísticas, tais como o cinema e o teatro.

Foi bolseiro da Rohm Music Foundation (2019-2020), da Kuma Foundation (2018-2019), do 4th Japan Public-Private Partnership Student Study Abroad Program (2016-17), da Munetsugu-Tokuji Music Foundation (2016). Frequentou a Tokyo University of the Arts/Geidai com uma bolsa nacional e licenciou-se em 2016 com a melhor nota do curso.

Vencedor de diversos prémios internacionais, Wataru Mukai estudou ainda composição na Mannheim University of Music and Performing Arts e na Bern University of the Arts, estando atualmente a concluir o doutoramento na Anton Bruckner Private University, na Áustria.

Os seus trabalhos foram encomendados e executados por diversos ensembles/orquestras, nomeadamente a New Japan Philharmonic, Geidai Philharmonic Orchestra, International Ensemble Modern Academy, TonArt Orchestra, Ensemble REAM, Tokyo Sinfonietta e Senzoku New Philharmonic Orchestra.

Wataru Mukai. (Foto: DR)