Iniciativa inclui a realização do primeiro Mapathon organizado pela U.Porto, que desafia os participantes a reinventarem uma exposição de Cartografia através do desenvolvimento de soluções tecnológicas. (Foto: Pixabay / Creative Commons)

Pode a tecnologia alterar a representação analógica de um mapa? É este um dos principais pontos de partida do Creative CoLab New Horizon, iniciativa que vai trazer à discussão as últimas inovações tecnológicas digitais, de 25 a 28 de junho, na Reitoria da Universidade do Porto.

Organizado pelo Programa Doutoral em Media Digitais (PDMD) da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), o evento arranca no dia 25 com uma conferência – Creative CoLAB -, que conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais referenciados por estarem a mudar a forma como interagimos com a realidade através da tecnologia.

Daniele Quercia (Map Researcher), Pedro Duarte (Microsoft), Paulo Maurício (Deloitte), Patrícia José Machado Oliveira (Artista Plástica), Carlos Morais (Nimest), José Luís Devezas (INESC TEC) e Manuel Pimenta (Fractal) são alguns dos nomes confirmados para partilharem as suas experiências e boas práticas.

Entre os dias 26 e 28 de junho, segue-se o NewHorizon hackathon, o primeiro Mapathon organizado pela Universidade do Porto que desafia os participantes a reinventarem uma exposição de Cartografia patente na Reitoria através do desenvolvimento de soluções que permitam ampliar a interação entre mapas históricos únicos e os visitantes desta exposição.

Alocados a diferentes equipas – da engenharia informática e multimédia às artes plásticas, animação e museus -, todos os elementos vão ter a oportunidade de aplicar técnicas de Realidade Aumentada, Sistemas Imersivos, Video 360, Geração de Imagem por Computador ou Replicação 3D, entre outras, com sentido de transformarem um globo terrestre criado no século passado numa experiência interativa inovadora e que transforme a forma como se perceciona a geografia.

A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Mais informações aqui.