(notícia atualizada às 10h00 do dia 09/05/2022)

No âmbito de uma digressão mundial, a cantora italiana Tosca vai estar na cidade do Porto. Inicialmente agendado para dia 11, vai realizar-se próximo dia 25 de maio, às 21h30, um concerto/conversa na Casa Comum, ao edifício da Reitoria da Universidade Porto, onde apresentará o seu mais recente álbum, Morabeza.

Tiziana ‘Tosca’ Donati, vencedora do Festival de Sanremo em 1996, é uma das mais conceituadas cantoras e atrizes italianas. Ao longo de uma carreira com mais de 30 anos, lançou 15 discos, venceu inúmeros prémios, entre os quais o prestigiado prémio Tenco, e colaborou com alguns dos maiores artistas italianos e internacionais.

Morabeza, o seu último álbum, representa uma nova etapa criativa de uma viagem que tem levado Tosca a grandes palcos, numa extensa digressão mundial com paragens no Dubai, Argélia, Tunísia, Brasil, França, Itália, Espanha e Portugal.

Por todos estes países tem andado a apresentar canções originais e interpretações de clássicos, muitas vezes em dueto com nomes como Ivan Lins, Arnaldo Antunes, Lenine e Luísa Sobral. Com a cantora portuguesa partilhou Un Giorno in Piú que foi, de resto, composto por Luísa Sobral, especialmente para este disco.

Morabeza já foi galardoado com dois Targa Tenco, o prestigiado galardão cultural italiano, nas categorias Melhor Canção e Melhor Álbum de Interpretação. Neste concerto/conversa na Casa Comum, Tosca cantará músicas em vários idiomas, incluindo francês, italiano, grego e português.

O concerto é organizado pela ASCIP Dante Alighieri em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e a Casa Comum da Reitoria da U.Porto. A entrada é livre, mas com reserva obrigatória através do e-mail [email protected] ou do telefone 961 954 244.

O ciclo Música na Cidade

O ciclo Música na Cidade nasceu para acolher propostas diversificadas, permitindo o contacto com música feita por ensembles ou solistas. A programação é realizada com base em propostas apresentadas pelos próprios músicos ou através do convite a projetos específicos.

Sem fronteiras estilísticas, o palco está particularmente adaptado a recitais acústicos, e tem recebido fundamentalmente músicos da tradição clássica ocidental, sejam já concertistas de carreira ou jovens promissores que necessitam de exposição pública. Também tem capacidade de receber grupos amplificados da área do jazz e da música experimental. O ciclo permite, num espaço central da cidade, a comunicação entre músicos e público, numa relação que se espera continuar a ser progressivamente alargada.

Peça central para a criação e continuidade do ciclo tem sido a cooperação ente a Universidade do Porto e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, a principal escola de formação superior musical da região, embora as propostas possam surgir de outras instituições ou músicos, considerados individualmente. Podem acolher-se também grupos musicais de caráter  mais amador, nomeadamente estudantes da Universidade do Porto, envolvidos em projetos que se enquadrem no espaço físico e no âmbito deste ciclo de divulgação musical.

O ciclo Música na Cidade realiza-se habitualmente às quartas-feiras, ao fim da tarde ou à noite, mas também poderá abranger, por conveniência de programação ou de disponibilidade dos músicos, outros dias da semana.