A entrada é livre e gratuita (foto: Villemard, 1910 – À l’École)

“Qual o papel das humanidades, em particular da filosofia e da literatura, no processo de ensino e aprendizagem das ciências e tecnologias?”. Este será o tema da discussão marcada para o próximo dia 6 de julho, uma mesa redonda que integra as comemorações da Figura Eminente da Universidade do Porto, este ano dedicadas a Manuel Corrêa de Barros Júnior.

Centrada na vertente humanista do pensamento de Manuel Corrêa de Barros Júnior, a mesa redonda terá como oradores institucionais Fátima Marinho, Vice-Reitora da Universidade do Porto, Fernanda Ribeiro, Diretora da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), e João Falcão e Cunha, Diretor da Faculdade de Engenharia (FEUP). Já o painel de oradores convidados é composto por Ana Luísa Amaral, docente aposentada da FLUP, que abordará mais especificamente a área da literatura, por José Meirinhos, também docente daquela faculdade, que dará enfoque à temática da Filosofia, e por Luís Melo, docente e Comissário do Comissariado Cultural da FEUP, que fará uma aproximação à vertente cultural e que também desempenhará o papel de moderador da sessão.

As comemorações da Figura Eminente da U.Porto 2017 arrancaram a 7 de junho com uma exposição antológica dedica a Manuel Corrêa Barros Júnior.

Esta mesa redonda é parte integrante de um programa mais vasto de comemorações da Figura Eminente da Universidade do Porto 2017, que tem previsto uma série de ações abertas à comunidade com o objetivo de reconhecer um nome incontornável da engenharia portuguesa e da Universidade do Porto. A celebração pretende, assim, homenagear a vida e obra de uma figura que deixou marcas relevantes na sua época e influenciou decisivamente gerações de jovens que com ele conviveram.

Promovida pelas Faculdades de Letras e Engenharia e pela Reitoria da Universidade do Porto, a mesa redonda “Qual o papel das humanidades, em particular da filosofia e da literatura, no processo de ensino e aprendizagem das ciências e tecnologias?” acontece no próximo dia 6 de julho, às 17h00, na Sala de Reuniões (2.º piso) da FLUP e a entrada é livre.

O programa completo de comemorações, que conta com o comissariado de José Marques dos Santos, antigo Reitor da U.Porto e Diretor da FEUP e atualmente Professor Emérito, pode ser consultado no site do evento, em http://figuraeminente.up.pt/2017.