O Salão Nobre da Reitoria recebeu, no passado dia 23 de fevereiro, o evento de encerramento da homenagem a Nuno Grande, a Figura Eminente da Universidade do Porto 2022.
Sob o mote Vamos Verbalizar Nuno Grande?, dezenas de amigos e familiares do médico e fundador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) passaram pelo púlpito para recordar, na primeira pessoa, as histórias, memórias e principais momentos da vida de Nuno Grande (1932-2012), no dia em que cumpriria 91 anos de vida.
No discurso de abertura da sessão, o Reitor da U.Porto referiu-se ao homenageado como “um mestre” e “um dos nomes maiores da cidade e da Universidade do Porto”. A título mais pessoal, António de Sousa Pereira lembrou também o seu “mentor” como “um absoluto exemplo de prática clínica, ensinando uma lição maior da generosidade e da força do seu caráter”.
Referindo-se ao homenageado como “um mestre” e “um dos nomes maiores da cidade e da Universidade do Porto”, o Reitor, António de Sousa Pereira, lembrou o seu “mentor” como “um absoluto exemplo de prática clínica, ensinando uma lição maior da generosidade e da força do seu caráter”.
Já a família enalteceu o momento como corolário de “um ano cheio de emoções”, deixando ainda um “agradecimento à Universidade por se ter lembrado de quem foi Nuno Grande”.