Foi debaixo de um sol radioso e com muitas histórias para recordar que perto de 350 pessoas se encontraram no passado sábado, dia 15 de junho, em Vairão, para mais uma edição da Festa de Verão Alumni da U.Porto.

E se a organização prometia “a maior festa deste verão”, as expectativas não saíram goradas para aqueles que, “a solo” ou em família, não quiseram perder a oportunidade de reforçar os laços com a sua alma mater, num ambiente de festa e descontração.

Uma festa que começou logo pela manhã, altura em que os participantes partiram à descoberta dos caminhos de Vairão, acompanhados por técnicos do Gabinete de Arqueologia Municipal da Câmara Municipal de Vila do Conde e do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP).

Conhecidos os cantos à casa, era hora de retemperar forças. E nada melhor do que fazê-lo num workshop de cultura vínica e prova de vinhos, que serviu de “aperitivo” para um almoço-piquenique onde imperaram o convívio e a boa disposição.

A tarde arrancou com a visita das rendilheiras da Escola de Rendas de Bilros de Vila do Conde, que fizeram as delícias dos participantes, muitos dos quais crianças, partilhando aquela técnica ancestral. Mas por esta altura, eram já muitos os que estendiam as tolhas junto ao palco especialmente montado para a ocasião no relvado do complexo de Vairão.

E o cartaz não desiludiu. A começar pelas atuações dos grupos de Danças e coro popular da Associação de Antigos Orfeonistas da U.Porto (AAOUP). E seguindo pela tarde fora ao ritmo dos Pauliteiros de Miranda do Orfeão Universitário do Porto (OUP) e das convidadas tunas veteranas da Universidade de Coimbra e da Universidade Portucalense.

Para terminar o dia em grande, os participantes puderam ainda desfrutar de uma Sunset Party, junto à piscina do Complexo de Vairão, ao som do Grupo U’Go e na companhia dos amigos de sempre.

Encerrada a festa, a opinião era unânime entre os que aproveitaram “uma ótima iniciativa para reencontrar os colegas do passado” e aqueles que viveram o dia “de coração cheio”: “Para o ano cá estaremos novamente!”.