Recentemente graduado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Miguel Pereira Macedo acaba de completar a certificação internacional em ecografia obstétrica atribuída pela Fetal Medicine Foundation, tornando-se, assim, o mais jovem português detentor deste grau de competência.

Para o alumnus da U.Porto, a certificação atribuída por uma das mais reconhecidas instituições mundiais na área “funciona com um estímulo para o estudo e a investigação, pois materializa conhecimentos teóricos em algo real”.

O programa, que envolve vários certificados, entre os quais o Fetal Doppler Ultrasound, inclui o jovem médico numa lista de 40 pessoas certificadas em Portugal pela fundação inglesa nesta técnica ecográfica.

“É apenas um primeiro passo”

Subdividida em três categorias, que correspondem a três exames possíveis de serem realizados durante uma gravidez, a certificação internacional permite, por exemplo, efetuar ecografias do primeiro trimestre no Reino Unido.

“Em Portugal, permite realizar parte da formação necessária para a obtenção da competência em ecografia obstétrica, recém-criada pela Ordem dos Médicos”. Segundo Miguel Macedo, este “é apenas um primeiro passo, mas é um bom começo”.

Para completar a formação, o estudante graduado em Medicina teve de frequentar um curso teórico e de enviar posteriormente uma série de imagens de ecografias realizadas sob supervisão para serem auditadas por um especialista da fundação, em Londres.

“É uma prova de que na Universidade do Porto conseguimos ser pelo menos tão bons como os melhores lá fora”, resume assim Miguel Macedo o seu trajeto no Mestrado Integrado em Medicina. Curiosamente, há 6 anos, o agora alumnus da U.Porto foi o estudante com a média de ingresso mais elevada em todos em cursos de Medicina do país.

Sobre a Fetal Medicine Foundation

Nos últimos 20 anos, a Fetal Medicine Foundation tem apoiado a investigação na área da medicina fetal, com o objetivo de melhorar a saúde das mulheres grávidas e dos seus bebés.

Com o apoio de um grupo internacional de especialistas, a instituição inglesa dispõe de um programa educacional destinado a pais e profissionais de saúde, e também de um programa de certificados de competência em diferentes aspetos da medicina fetal.