Diogo Teixeira, antigo estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), alcançou o terceiro lugar no “Student Poster Competition”, promovido pela Global OCEANS 2021 San Diego-Porto, que teve lugar em San Diego (EUA) entre 20 e 23 de setembro.

O projeto premiado resulta de um esforço interdisciplinar entre a oceanografia e a robótica marinha, em colaboração com o Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) da FEUP. A investigação focou-se na avaliação de diferentes métodos para seguir e mapear uma frente de pluma fluvial com veículos subaquáticos autónomos.

Para isso, realizou-se um estudo comparativo de três algoritmos de controlo para um AUV (Autonomous Underwater Vehicle), sendo testados por simulação através de modelos matemáticos que simulam/modelizam o comportamento da pluma do Rio Douro.

“A frente da pluma do Rio Douro é caracterizada por um elevado gradiente no campo de salinidade que é seguida pelo AUV em tempo real com recurso a medições de salinidade. A descarga do rio flui para o oceano, transportando sedimentos, nutrientes e até poluentes que irão interagir e dispersar na água oceânica com maior salinidade e densidade.”, explica o autor.

São precisamente estes os elementos que se propagam com a pluma, uma camada de água menos densa, fluindo sobre a água oceânica. “Daí que seja importante estudar e mapear a dinâmica da pluma, que ajudará a prever o seu efeito nas áreas costeiras”, acrescenta Diogo Teixeira.

Os três algoritmos de controlo desenvolvidos para um AUV (Autonomous Underwater Vehicle).

O objetivo final do projeto é o lançamento dos veículos submarinos em campo, no estuário do Douro, de forma a que se possa recolher dados da pluma do Douro para posterior estudo oceanográfico. Premiado com 1000 dólares (cerca de 865 euros), a investigação é parte integrante da tese final de mestrado do alumnus, supervisionada por João Borges de Sousa, diretor do LSTS e professor na FEUP, e coorientada por Renato Mendes (Colab +Atlantic e LSTS/FEUP) e Joana Fonseca (KTH Royal Institute of Technology, Suécia).

“Posso comprovar que, com esta experiência e estudo da pluma do Douro, se obteve um conhecimento mais aprofundado do fenómeno, assim como dos desafios que apresenta uma missão de mapeamento autónomo”, destaca Diogo Teixeira.

Este projeto surge ainda na continuação do trabalho já desenvolvido e testado em campo pelo LSTS, sendo o software em que são desenvolvidos os algoritmos de controlo do veículo – o LSTS tootlchain composto pelos sistemas DUNE e NEPTUS – propriedade do laboratório.

O primeiro e segundo lugares do “Student Poster Competition” foram atribuídos a Schuyler Nardelli e Isaac Gerg, respetivamente, da Rutgers University e Penn State University (EUA), com projetos levados a concurso na área de estudos oceanográficos.

Sobre a Global OCEANS 2021 San Diego-Porto

Organizado pela Marine Technology Society e a IEEE Oceanic Engineering Society,esteo evento bianual reúne, durante quatro dias, tecnólogos, engenheiros e estudantes da área da oceanografia e do estudo marinho para debater tópicos relevantes e tendências atuais, promovendo a investigação, práticas e políticas do setor.

A prestigiada conferência e exposição atrai uma audiência de mais de 2000 participantes e integra mais de 500 artigos técnicos revistos profissionalmente, incluindo sessões centradas em temas locais, sessões plenárias com líderes da indústria, academia, militares e governo, mais de 100 expositores com as últimas inovações em produtos e serviços, sessão de posters estudantis com projetos de destaque a nível mundial, assim como outras atividades estudantis, e ainda workshops, demonstrações e oportunidades de networking.