Pedro Vieira foi distinguido pelas suas “profundas contribuições para a compreensão da teoria quântica de campos”.

O físico português Pedro Vieira, licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), está entre os galardoados da edição deste ano do prestigiado Prémio Breakthrough. Este prémio distingue cientistas pelos seus trabalhos nas ciências da vida, física fundamental e matemática.

O alumnus da FCUP, doutorado em Física pela Ecole Normale Supérieure de Paris e atualmente a trabalhar no Instituto Perimeter para Física Teórica, no Canadá, foi um dos nove premiados na categoria Novos Horizontes na Física que reconhece o trabalho de investigadores no início de carreira. O prémio, no valor de 100 mil dólares (cerca de 90 mil euros), foi entregue a Pedro Vieira pelas “profundas contribuições para a compreensão da teoria quântica de campos”. 

O investigador de 37 anos tem vindo, ao longo da sua ainda curta carreira, a acumular prémios pelo trabalho desenvolvido. Em fevereiro de 2015, recebeu uma das Bolsas de Investigação Sloan no valor de 50 mil dólares (45 mil euros). Mais tarde, em abril desse ano, foi-lhe atribuída a Medalha Gribov pela Sociedade Europeia de Física. Em 2018, foi um dos vencedores do Prémio Internacional Raymond e Beverly Sackler em Física, que é atribuído de dois em dois anos pela Universidade de Telavive (Israel). 

Para além do seu trabalho como investigador, Pedro Vieira é também professor no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista, no Brasil.