Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto microBIO 12 – Do laboratório para a sala de aula, Ref. BI/microBIO12, financiado pelo Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica no contexto do programa Escolher Ciência promovido pela nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências da Educação

Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir uma Licenciatura em Biologia, Microbiologia, Bioquímica ou afins, incluindo vertentes de Ensino, com média final de igual ou superior a 15 valores. São condições preferenciais a experiência no desenvolvimento de actividades educativas destinadas a diversos níveis de ensino e a vontade de prosseguir a formação nesta área através de um ciclo de doutoramento.

Plano de trabalhos: O projecto microBIO 12 tem como objectivo fundamental promover a aprendizagem de conteúdos e procedimentos relevantes no âmbito da biologia e da investigação científica, através da realização de actividades laboratoriais ao nível do ensino secundário.

Aliando a discussão de temas como o consumo de antibióticos e os hábitos de exposição solar, a uma selecção de técnicas laboratoriais de microbiologia, pretende-se que os alunos: desenvolvam conhecimentos científicos, capacidade de raciocínio e competências laboratoriais; desenvolvam um interesse pela prática laboratorial e investigação científica; sejam capazes de compreender e posicionar-se criticamente face aos assuntos discutidos; e se familiarizem com um conjunto de noções úteis para o seu percurso académico e pessoal.

As funções do(a) bolseiro(a) a contratar reportam-se a:

(i) acompanhamento da realização de actividades laboratoriais em escolas – colaboração com professores a nível de formação acerca dos procedimentos e recursos referentes às actividades a desenvolver, e esclarecimento de todos os aspectos relacionados com estas e de dúvidas colocadas pelos alunos;

(ii) avaliação da eficiência das actividades através da recolha e análise de elementos qualitativos e quantitativos segundo estratégia previamente definida;

(iii) desenvolvimento de novas actividades e optimização das já existentes.

Legislação e regulamentação aplicável: contrato será regido pela legislação relativa ao Estatuto de Bolseiro de Investigação (Decreto-Lei nº202/2012 de 27 de Agosto) e pelo Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.-2012.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no grupo Microbial Diversity and Evolution do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – CIBIO/InBio; Laboratório Associado sob a orientação científica do Professor Fernando Tavares, e implicando a deslocação periódica a três escolas localizadas no Porto: Escola Secundária/3 Garcia de Orta, Escola Secundária Carolina Michaëlis e Escola Secundária com 3ºciclo de Rio Tinto.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de oito meses, com início previsto em Setembro de 2013.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745,00 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), pago mensalmente através de transferência bancária (preferencialmente).

Métodos de selecção: A avaliação será baseada na qualidade do currículo académico e científico (50%), na relevância da experiência prévia (25%) e na análise da carta de motivação (25%), tendo em conta os requisitos de admissão. Aos primeiros três candidatos seriados, será ainda realizada entrevista , que terá uma valoração de 40% na classificação final.

Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Fernando Tavares (PhD)

Vogais efectivas: Maria João Fonseca (PhD), Susana Pereira (PhD)

Vogal suplente: Catarina L. Santos (PhD)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 de Maio a 30 de Junho de 2013.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de e-mail de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Curriculum vitae e uma carta de motivação.

Link para o anúncio: http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=34817&lang=pt