Com o objetivo de assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) organiza dois eventos comemorativos que dão a conhecer histórias e documentos da faculdade, dando conta de como era estudar, ensinar e investigar antes e depois da Revolução das Cravos.

O primeiro evento terá lugar na Biblioteca da FCUP e é inaugurado o dia 24 de abril, às 17h00. Trata-se de uma exposição de documentos do Arquivo da FCUP relativos a processos disciplinares académicos em 1973.

No piso 0, os visitantes poderão ver um conjunto de fotografias e correspondência relacionada com esses processos, instaurados a estudantes da FCUP devido a “distúrbios” causados pelos mesmos no período pré 25 de abril de 1974 no Salão Nobre do Edifício Histórico da U.Porto (hoje ocupado pelos serviços da Reitoria). Neste local, foram destruídos apliques de parede, cadeiras, tribunas laterais, danificadas telas murais e espalharam-se cartazes de propaganda política, atos de protesto contra a realização do “I Festival Internacional de Coros Universitários” em abril de 1973.

No dia da inauguração haverá lugar a uma atuação do Grupo de Fados e Guitarradas da FCUP, que interpretará canções de Abril. Segue-se uma sessão especial do Clube de Leitura dedicada às comemorações dos 50 anos do 25 de abril, sobre o livro “Revolução“, da autoria de Hugo Gonçalves. A participação nesta sessão requer inscrição no Clube de Leitura da FCUP.

Já no dia 29 de abril, segunda-feira, decorre, no Auditório Ferreira da Silva, pelas 16h00, o evento “Onde estávamos no 25 de abril ’74: nós FCUP, nós Ciência em Portugal”, sobre a Ciência que se fazia no antes e pós abril de 1974. A iniciativa contará com mesas-redondas, com a participação de professores e antigos professores da faculdade e um momento musical para marcar os 50 anos da Revolução dos Cravos.

A entrada é livre.