Maria Silva e Edmundo Cadilha, ambos antigos estudantes do Mestrado de Educação para a Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), acabam de lançar uma campanha de crowdfunding para o seu projeto AcuRate, uma plataforma digital que visa facilitar a análise de resultados de acupuntura utilizando recursos de Inteligência Artificial.

Com este benefício promovido pelo programa Santander X Explorer, que tem como parceira a UPTEC é parceira, os jovens empreendedores procuram visibilidade, parcerias e financiamento para o desenvolvimento inicial da plataforma.

A AcuRate é uma plataforma digital em desenvolvimento que tem como objetivo facilitar a análise de resultados de acupuntura e disciplinas relacionadas, integrando dados para estudos epidemiológicos e permitindo a comparação entre as melhores práticas e resultados.

A solução criada por Maria Silva e Edmundo Cadilha surgiu em outubro de 2023 como uma resposta à necessidade de deteção de ISTs: infecções sexualmente transmissíveis. A plataforma, que ainda está em fase de desenvolvimento UX/UI, tem despertado interesse pela sua proposta inovadora de aplicar análise estatística e recursos de Inteligência Artificial na área da acupuntura.

A AcuRate foi uma das 20 selecionadas pelo Santander X Explorer para receber acompanhamento no lançamento de uma campanha de crowdfunding, ou seja, captação de financiamento coletivo – pequenas contribuições de várias pessoas – para apoiar o desenvolvimento do projeto empresarial.

“Acreditamos que o crowdfunding e as atividades relacionadas ajudar-nos-ão a criar a comunidade que precisamos, vão trazer mais visibilidade, parcerias e fundos para o desenvolvimento inicial da plataforma.”, afirma Maria Silva.

Para a promotora do projeto, “a comunidade e parcerias são fundamentais para o nosso crescimento, uma vez que precisamos de realizar uma recolha inicial de dados e manter esta recolha recorrentemente. Além disso, toda a ajuda para construção do algoritmo de inteligência artificial e com os melhores métodos estatísticos é bem-vinda”, reforça.

Esta iniciativa do Santander X Explorer, programa do qual a UPTEC  é parceira, vai apoiar 20 projetos a lançar uma campanha de crowdfunding. As ideias de negócio atuam na área da educação, saúde e meio ambiente: 16 dos 20 projetos selecionados propõem medidas para diferentes problemas nesses setores, que estão presentes no ODS 2030.