Energias renováveis é a temática comum às teses de estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidades Porto (FEUP) que venceram o Prémio APREN 2023. António Coelho e Luís Rodrigues foram os contemplados com a edição deste ano do galardão atribuído pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) às melhores dissertações académicas realizadas em instituições portuguesas de Ensino Superior no âmbito da eletricidade de origem renovável.

O nível de excelência da tese de doutoramento de António Coelho, alumnus do Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia, valeu-lhe o primeiro lugar nessa mesma categoria com a dissertação “Network security participation of aggregators of multi-energy systems in multi energy markets”.

“Foi com enorme orgulho que recebi a notícia de ter vencido o prémio APREN 2023 para teses de doutoramento. Esta é uma associação distinguida no setor das Energias Renováveis e que sigo há vários anos. Sendo o júri composto por excelentes e reconhecidos profissionais da área, esta distinção acrescenta sempre algum tipo de validação ao trabalho desenvolvido durante anos”, afirma o antigo estudante, que arrecadou um prémio com o valor monetário de 2.000 euros.

O projeto premiado focou-se na exploração e otimização da flexibilidade de recursos distribuídos multienergia através de agregadores, considerando redes de eletricidade, calor e gás. “Tem existido um grande interesse e investimento em projetos de investigação relacionados com o hidrogénio e a integração de recursos renováveis, tanto a nível europeu como nacional. Espero que o trabalho desenvolvido e o conhecimento adquirido na tese posso ser um contributo importante para diversos projetos”, conclui António Coelho.

Em destaque, na categoria de Mestrado, está também o segundo lugar de Luís Rodrigues, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com o trabalho “Techno-Economic Feasibility Analysis of a Hydrogen Power Plant in a Market Environment”.

Entrega dos Prémios APREN 2023 decorreu recentemente em Lisboa.

O painel do júri foi composto por diversas personalidades ligadas aos diferentes ramos da energia, como é o caso de Bernardo Silva, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP.

“Como membro do júri, pude constatar a enorme qualidade e elevado nível de inovação nos trabalhos que foram a concurso. Apesar de diversificados, todos apoiavam a integração de fontes de energia renováveis e o combate à descarbonização. O prémio é também uma excelente montra para aumentar a visibilidade e o impacto de trabalhos desenvolvidos nesta área em universidades portuguesas”, reforça o também investigador no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Desde 2015 que a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis distingue as melhores dissertações de mestrado e doutoramento relacionadas com a eletrificação direta e indireta com base em recursos de origem renovável, nomeadamente nas áreas da sua produção, distribuição, gestão e regulação, mercado e consumo, abrangendo os aspetos científicos, tecnológicos, financeiros, económicos e ainda outros que promovam a descarbonização de forma sustentável.