A atriz Emília Silvestre e o diretor artístico e leitor de poesia Isaque Ferreira são dois dos nomes que, no próximo dia 4 de abril, vão passar pela Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto para “Ler Ana Luísa Amaral”, título do Recital de Poesia que vai homenagear a vida e a obra da Figura Eminente da U.Porto 2023-2024.

O que nos continua a dizer a Poeta que, na rotina e na materialidade do quotidiano procurava inscrever o transcendente? Ou seria um exercício de extração? O convite é para que se entregue à experiência da palavra. Um dia escrita, agora dita. A paisagem sonora desta partilha caberá a Álvaro Teixeira Lopes. Este músico, natural do Porto, acompanhou Ana Luísa Amaral ao piano ao longo de mais de duas décadas, na apresentação de cada novo livro e de outros projetos artísticos.

A leitura de poemas da autora será feita por elementos das Oficinas de Escrita e de Leitura da Casa Comum, e ainda pelos já referidos Isaque Ferreira e atriz Emília Silvestre.

O recital tem início às 18h00. A entrada é livre.

Iniciadas em setembro de 2023, as comemorações da Figura Eminente da U.Porto 2023-2024 vão “desdobrar-se ao longo do ano, em diferentes momentos, para cobrir as diferentes facetas da vida da Ana Luísa Amaral”.

O programa – que inclui uma exposição documental na FLUP e um congresso organizado pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML) vai encerrar em setembro de 2024, com “uma celebração de todo um ano de grande festa em torno da vida da que foi uma grande poeta, mas que recordamos também como uma querida amiga e extraordinária docente e investigadora da FLUP”, apresenta Fátima Vieira, Vice-Reitora para a Cultura e Museus da U.Porto.

A atriz Emília Silvestre vai ajudar a audiência a mergulhar no infindável universo de Ana Luísa Amaral. (Foto: DR)

Sobre Ana Luísa Amaral

Licenciada em Germânicas e doutorada em Literatura Norte-Americana pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), foi nesta Casa que Ana Luísa Amaral desenvolveu a sua atividade académica nos domínios de Literatura e Cultura Inglesa e Americana. Foi ainda membro da Direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML/FLUP). As suas áreas de investigação eram Poéticas Comparadas, Estudos Feministas e Estudos Queer.

Estudiosa da obra de Emily Dickinson e referência internacional no campo dos Estudos Feministas, desenvolveu uma vasta obra no campo académico, da qual se destaca o ensaio Dicionário da Crítica Feminista, em coautoria com Ana Gabriela Macedo. Produziu mais de três dezenas de livros de poesia, teatro, ficção e literatura infantil, estando ainda representada em diversas antologias portuguesas e estrangeiras. Os seus livros estão publicados em países como Inglaterra, Brasil, França, Espanha, Suécia, Itália, Holanda, Colômbia, Venezuela, México e Estados Unidos da América.

Entre muitas outras iniciativas, coordenou o projeto internacional (financiado pela FCT) Novas Cartas Portuguesas: 40 Anos Depois, que envolveu 13 equipas internacionais.

Recebeu várias distinções pelo seu trabalho literário, entre as quais poderemos destacar o Prémio Literário Casino da Póvoa (2007), o Prémio de Poesia Giuseppe Acerbi (2007), o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (2008), o Prémio Rómulo de Carvalho/António Gedeão (2012), o Premio Internazionale Fondazione Roma: Ritratti di Poesia (2018), o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho (2018), o Prémio Literário Guerra Junqueiro (2020) ou o Prémio Vergílio Ferreira (2020).

Neste ano letivo de 2023-24, a Universidade do Porto celebra a vida e obra de Ana Luísa Amaral através do Programa Comemorativo Figura Eminente U.Porto