Marta Correia da Silva, docente do Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), e investigadora do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), é uma das cinco vencedoras da edição deste ano do Womenture, um Programa de Empreendedorismo Europeu para Mulheres, cofinanciado pela União Europeia.

O Womenture tem como objetivo promover o potencial empreendedor feminino através de um programa formativo online de sete semanas, que visa transformar ideias inovadoras em startups de sucesso.

Para esta ediçõa, o programa contou com 247 candidaturas, oriundas de 39 países. Marta Correia da Silva foi uma das 20 selecionadas, tendo levado a concurso o OceanCare Chemicals, um projeto empreendedor que aposta no desenvolvimento de novas substâncias que possam ser adicionadas às tintas marítimas, para combater a bio-incrustação marinha sem destruir os oceanos.

Com elevado potencial de viabilidade económica, e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (12 e 14) estabelecidos pela ONU, o OceanCare acabou por ser um dos projetos preferidos do júri. Soma-se assim mais um sucesso a um trajeto que conta já com vários prémios nos domínios da inovação e da valorização de conhecimento.

A última etapa do Womenture, que representa o prémio agora conquistado por Marta Correia da Silva, consiste numa viagem à Estónia para participar num evento internacional, onde a docente da FFUP e as restantes vencedoras vão apresentar publicamente as suas ideias de negócio.