Uma nutricionista comprometida com as causas estudantis, um engenheiro em guerra contra os copos descartáveis, uma psicóloga empenhada numa Queima das Fitas mais segura, um médico com veia empreendedora e um engenheiro mecânico com queda para o ensino. São estes os perfis dos cinco vencedores do Prémio Cidadania Ativa 2024, galardão entregue, esta sexta-feira, 22 de março (Dia da Universidade), aos estudantes da U.Porto que, no último ano letivo, mais se destacaram no desenvolvimento de atividades extracurriculares de cidadania.

Na Vertente Humanitária/Solidária, o prémio foi atribuído a Ana Gabriela Cabilhas, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e mestre em Ciências do Consumo e Nutrição da Faculdade de Ciências (FCUP) da U.Porto.

Na base da distinção esteve o trabalho liderado pela antiga presidente da Federação Académica (FAP), de que resultou a requalificação e adaptação de um antigo lar de idosos na baixa do Porto numa residência para estudantes a preços acessíveis. Com capacidade para 40 camas, a “Academia 24” foi inaugurada em setembro de 2023 e inova na medida em que “coloca nas mãos dos estudantes a gestão da residência universitária”.

Num contexto em que “a falta de alojamento estudantil a preços acessíveis continua a ser a principal barreira na frequência do ensino superior”, Ana Gabriela Cabilhas defende que “os estudantes devem ser parte da solução”. Também por isso, vinca, “este prémio vem reconhecer o importante papel que o associativismo estudantil protagoniza na vida dos estudantes e da nossa casa comum, a Universidade do Porto”,

Para a histórica presidente da FAP e antiga representante dos estudantes no Conselho Geral da U.Porto, a conquista do Prémio Cidadania Ativa é o culminar de um percurso profundamente ligado ao associativismo e à representação estudantis. E que promete não ficar por aqui. Aos 27 anos, Ana Gabriela Cabilhas prepara-se para ser a primeira nutricionista a chegar à Assembleia da República e uma das mais novas deputadas do Parlamento. E não esquece aqueles que a acompanharam até aqui: “O meu caminho não se fez sozinho. Considero admirável o percurso de muitos colegas que, de forma anónima e totalmente voluntária, dão de si e do seu tempo, em prol da comunidade. Espero que todos eles se sintam reconhecidos nesta distinção”.

Ana Gabriela Cabilhas é a vencedora do Prémio Cidadania Ativa 2024, na vertente Humanitária/Solidária. (Foto: DR)

Inovar contra os copos descartáveis

No Âmbito da Defesa do Ambiente, a escolha deste ano recaiu sobre Diogo Valente Polónia, antigo estudante do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da FEUP.

Estávamos no início de 2023 quando o então finalista começou a pôr em prática, na FEUP, aquela que acredita ser a “derradeira solução” para eliminar o uso de copos descartáveis em máquinas de vending e eventos. Nascia assim o Loopack, um dos projetos premiados na última edição do iUP25k, o concurso de ideias de negócio da U.Porto.

“Este prémio, mais do que o reconhecimento do empenho em criar impacto positivo na sociedade e, em especial, no ambiente, representa a validação do ideal do crescimento sustentável. (…) Na verdade, as soluções ambientais surgem da inovação e tecnologia e podem ser compatíveis com o crescimento do consumo (e económico), se nos focarmos em colocar os incentivos nos locais corretos. No caso da Loopack, o objetivo foi mesmo esse, mudar o sistema para que o ónus da reutilização deixasse de estar nos consumidores”, explica.

Para o jovem engenheiro, o Prémio Cidadania Ativa “reflete o compromisso da U.Porto em nutrir a cidadania nos jovens, e o espaço e apoio que dá para o desenvolvimento de atividades que podem fazer a diferença”. Um desígnio que Diogo Valente Polónia pretende continuar no futuro. Por agora, promete aplicar o valor do prémio “no crescimento da Loopack.”

Diogo Polónia é o vencedor do Prémio Cidadania Ativa 2024, no âmbito da Defesa do Ambiente. (Foto: DR)

Por uma Queima das Fitas mais segura

No Domínio Desportivo, Saúde e Bem-Estar, a premiada deste ano leva-nos até às noites do Queimódromo da Queimas das Fitas do Porto 2022. Foi ali que Joana Ribeiro implementou um projeto pioneiro de Prevenção de Comportamentos de Risco (PCR), sob a alçada da FAP.

Sob a liderança da jovem psicóloga e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUp), “’78 casacos laranja’, estudantes voluntários, invadiram” os espaços da maior festa académica do país com a missão de sensibilizar os estudantes para questões ligadas à “prevenção de comportamentos de risco, violência sexual e violência de género, de intervenção em crise e de educação para a saúde”.

No final, “ajudamos, prevenimos e evitamos muitas situações que podiam ter passado o risco”, recorda, sobre um trabalho “que foi símbolo de desafio, crescimento, cansaço, enriquecimento pessoal e profissional, símbolo de psicologia e de gratidão”.

Nas palavras de Joana Ribeiro, o prémio atribuído pela U.Porto reconhece “a importância de priorizar a promoção da saúde e bem-estar em qualquer evento ou iniciativa”. Mas, sobretudo, é “um reconhecimento do potencial da ação estudantil”. E acrescenta: “Na minha perspetiva, ser estudante do ensino superior pode ser, por si só, agente de mudança”

Joana Ribeiro é a vencedora do Prémio Cidadania Ativa 2024, no Domínio Desportivo, Saúde e Bem-Estar. (Foto: DR)

Inovar em nome da sustentabilidade

Já no Campo do Empreendedorismo, o premiado é João Rocha Gomes, estudante do Programa Doutoral em Ciência de Dados de Saúde da Faculdade de Medicina (FMUP) e cofundador da Seenergy, uma startup especializada no desenvolvimento de produtos que integram sistemas de energia generativa em mobiliário e produtos domésticos do quotidiano.

Vencedora da mais recente edição do concurso EIT Jumpstarter 2023, promovido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, a Seenergy aposta em soluções de energia renovável focadas na eficiência e na integração de novas tecnologias no setor energético. Procura desta forma responder diretamente à necessidade de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, posicionando-se ao mesmo tempo na luta contra as alterações climáticas.

Preocupações que se refletem no trajeto multifacetado que vem sendo trilhado pelo médico formado na FMUP e mestre em Gestão e Economia de Serviços de Saúde pela Faculdade de Economia (FEP). “Ao longo do meu percurso académico e profissional, tenho procurado criar e implementar soluções que possam ter um impacto positivo na sociedade, distribuindo esforços para que essas soluções sejam sustentáveis e, acima de tudo, tangíveis”, refere João Rocha Gomes.

A conquista do Prémio Cidadania Ativa representa, para o jovem médico/empresário, “o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”, mas também “um estímulo para continuar a explorar novas fronteiras na interseção entre a ciência e o empreendedorismo”. Um reconhecimento que “se torna ainda mais especial” pelos dez anos de ligação À U.Porto e que, nas palavras de João Rocha Gomes, “renova a responsabilidade que sinto em representar esta instituição”.

João Rocha Gomes é o vencedor do Prémio Cidadania Ativa 2024, no campo do Empreendedorismo. (Foto: DR)

A tecnologia ao serviço do ensino

Por fim, na Vertente Pedagógica, o vencedor do Prémio Cidadania Ativa 2024 é Vasco Pires, mestre em Engenharia Mecânica pela FEUP.

Foi no âmbito da tese final de curso que o então finalista desenvolveu o SLJ Designer, uma ferramenta que ajudou a melhorar o ensino teórico e práticos de juntas adesivas e de elementos finitos, na disciplina de Materiais Estruturais e Juntas para Aeronaves (MEJA) do Mestrado em Engenharia Mecânica da FEUP.

Com um percurso marcado por inúmeras contribuições em iniciativas nas áreas da engenharia mecânica e aeroespacial, Vasco Pires encontrou no projeto premiado a oportunidade de dar azo à sua paixão pelo ensino e, em particular, à vontade de “melhorar o ensino de disciplinas de STEM com melhores práticas pedagógicas centradas nos estudantes”,

“Receber este prémio para mim é uma honra indescritível, sendo um reconhecimento extraordinário do meu trabalho e dedicação ao ensino. Este prémio serve como um incentivo valioso, inspirando-me a continuar a minha jornada académica com ainda mais determinação”, reconhece o alumnus da FEUP, atualmente ligado à Universidade de Leoben, na Áustria, onde conduz investigação e ensino em materiais compósitos.

Vasco Pires é o vencedor do Prémio Cidadania Ativa 2024, na vertente Pedagógica. (Foto: DR)

Os vencedores do Prémio Cidadania Ativa 2024 foram proclamados durante a Sessão Solene do Dia da Universidade 2024, ponto alto nas comemorações dos 113 anos da Universidade do Porto. 

Para além de um diploma individual comprovativo do Prémio, cada estudante recebeu ainda uma menção no suplemento ao diploma, bem como um prémio monetário de 1.000 euros.

Lançado pela primeira vez em 2014, o Prémio Cidadania Ativa distinguiu 41 estudantes nas dez edições já realizadas. Recorde os vendedores de 20142015201620172018201920202021, 2022 e 2023.