A Ubirider, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, angariou uma ronda de financiamento de 1,95 milhões de euros co-liderada pela Techtree Investments e pela Cedrus R&D III. O financiamento será aplicado no desenvolvimento da plataforma Ubirider, que pretende melhorar a eficiência dos transportes, simplificando o planeamento, a reserva e o pagamento de viagens multimodais.

A Ubirider Platform é uma plataforma “mobility as a service” (MaaS) que oferece aos operadores de transporte e mobilidade a capacidade de gerir digitalmente todos os aspetos do seu negócio, fornecendo informações em tempo real. Inclui também uma aplicação movel “Pick” que permite aos viajantes planear viagens multimodais, fazer pagamentos das tarifas associadas e receber suporte em tempo real durante as viagens.

O recente investimento de de 1,95 milhões de euros foi coliderado pela Techtree Investments, veículo de investimento dos CTT e gerido pela Iberis Capital, e pela Cedrus R&D III, fundo de investimento gerido pela Cedrus Capital. Nesta ronda também participaram o atual investidor Grupo Barraqueiro, bem como os dois angel investors, José Santos, dos Estados Unidos, e Andrés Alcalá, da Colômbia.

Os fundos angariados serão destinados à expansão internacional da Ubirider e ao reforço das equipas de desenvolvimento do produto, vendas e marketing, continuando a inovar em soluções de pagamento digital e contactless.

Além disso, a Ubirider tem estabelecido parcerias estratégicas com empresas de renome, incluindo Mastercard, Deloitte, PayShop, Viva.com. Estas colaborações têm permitido à Ubirider implementar com sucesso a sua plataforma inovadora em várias empresas de transporte público, contribuindo para uma experiência de viagem mais eficiente e sustentável.

Para o CEO da Ubirider, Paulo Ferreira dos Santos, este investimento permite o crescimento da empresa em vários parâmetros. “O principal objetivo deste investimento é permitir à Ubirider dar os primeiros passos na internacionalização. Mas já teve efeito no crescimento da equipa, que era de 14 pessoas no final de 2023 e é agora de 24, essencial para reforçar a capacidade de inovar e de desenvolvimento de produto, mas também do marketing e das vendas”.

“A nossa ambição é transformar a Ubirider numa das melhores empresas de “mobility-as-a-service” e este investimento é muito importante para nos permitir acelerar rumo a esse objetivo”, acrescenta o responsável.

Com este investimento significativo, a Ubirider reforça a sua posição como força inovadora na mobilidade em Portugal. O apoio não só impulsiona a empresa incubada na UPTEC, como também destaca o papel vital das startups na transformação do panorama da mobilidade urbana.