Diminuir desigualdades sociais, promover a curiosidade e o interesse em temas da ciência são os propósitos do programa “@Cientista Regressa à Escola”, promovido pela Native Scientists. Inês Gomes, investigadora no Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), aceitou o convite da organização e regressou às suas raízes, em Valença, para dinamizar duas oficinas em escolas do concelho.

Ávidos de conhecimento, os alunos do 4.º ano das Escolas Básicas de São Pedro da Torre e de Vilar de Lamas aprenderam sobre as cidades de bactérias – os chamados biofilmes – que habitam diariamente nos espaços que percorremos e superfícies que tocamos.

Com a ajuda e Inês Gomes, os alunos arregaçaram as mangas e deram azo à criatividade através da criação das suas próprias cidades de bactérias de plasticina.

“Na ciência, especialmente em microbiologia, há muitos conceitos mal compreendidos. A maior parte das pessoas pensam que todas as bactérias são más e não é bem assim. Por isso, quis regressar à minha comunidade, que me fez crescer, e plantar aqui um bocadinho do gosto pelo conhecimento nos mais novos”, explica a investigadora e também alumna da FEUP.

Transmitir a ideia de que “quase tudo é possível, desde que haja vontade de aprender” é outro dos objetivos da iniciativa. “É preciso desmistificar a perceção do ‘cientista maluco’ que está fechado no seu mundo e trazer a ciência às crianças – especialmente nestas zonas do país com menor acesso a oportunidades – para que elas compreendam que todos podem chegar mais longe”, acrescenta Inês Gomes,.

Para tornar o sonho mais tangível, a investigadora mostrou algumas imagens do sítio onde passa a maior parte das horas do seu dia. Ao passar o slide que mostrava a dimensão do campus da FEUP, já se ouviam os sons de espanto dos mais pequenos no fundo da sala. “Uau! É tão grande! Também quero ir para aí!” – dizem as vozes afinadas dos (potenciais) futuros cientistas e engenheiros.

Inês Gomes regressou à escola para mostrar que “quase tudo é possível, desde que haja vontade de aprender” . (Foto: FEUP)

Sobre o “Cientista Regressa à Escola”

É um programa educativo que visa combater a baixa literacia científica e a desigualdade de acesso à Ciência, criando pontes entre crianças e cientistas e promovendo o Ensino Superior.

Para participar, os cientistas/investigadores interessados terão de fazer investigação em qualquer área do conhecimento, numa instituição científica nacional ou internacional e ter frequentado o 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal.