“Uma mudança radical está prestes a acontecer na forma como os cidadãos portugueses se envolvem e compreendem a política, graças ao lançamento da app PoliTrack”. A promessa é de quatro estudantes de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que desenvolveram uma aplicação móvel inovadora que permite estar a par do que é decidido pelos políticos portugueses na Assembleia da República.

Com uma interface intuitiva e amigável, a app organiza e facilita a leitura de informações detalhadas sobre todas as propostas apresentadas no parlamento, bem como os resultados das votações e respetivas posições adotadas por cada partido.

O propósito passa por oferecer um olhar transparente e detalhado sobre o processo legislativo do país, atuando como uma “ferramenta de capacitação cívica que promove a transparência política e fortalece o envolvimento dos cidadãos na vida democrática”, explica Tiago Cruz, um dos estudantes que alavancou o projeto.

Mas como funciona a Politrack? A partir da atividade parlamentar documentada no website oficial da Assembleia da República, onde constam as propostas dos partidos, há um cruzamento de dados à medida que saem os resultados das votações. A informação é recolhida pela aplicação, que torna o processo de pesquisa mais apelativo através da filtragem num motor de busca.

Tomás Xavier, João Lourenço, Tiago Cruz e Isabel Moutinho são os estudantes responsáveis pela criação da Politrack. (Foto: FEUP)

Em vésperas de eleições legislativas, esta ferramenta torna-se ainda mais indispensável para os cidadãos portugueses. “Um exemplo disso prende-se com as trocas de acusações sobre as votações de propostas por parte dos partidos durante os debates. Um utilizador da PoliTrack consegue rapidamente verificar a veracidade dos factos, ler a proposta na íntegra e formar a sua opinião”, avança o estudante.

“É um pequeno passo em direção a um reforço dos alicerces da democracia portuguesa, auxiliando os cidadãos a tornarem-se agentes ativos na construção de um futuro mais transparente e democrático para todos”, conclui.

A aplicação pode ser descarregada no website criado para o efeito, que ficará brevemente disponível na loja do Google Play.