Uma comitiva liderada pelo Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, concluiu recentemente uma viagem a vários países do continente asiático, onde teve a oportunidade de visitar e encontrar-se com responsáveis de algumas das principais instituições de ensino superior de Singapura, Filipinas e Macau.

A visita arrancou a 26 de fevereiro com um encontro com o Embaixador de Portugal em Singapura, Mário Miranda Duarte. Seguiram-se visitas às duas principais universidades daquele país: a National University of Singapore (8.ª no QS World University Rankings 2024) e a Nanyang Technological University.

Na National University of Singapore, a delegação da U.Porto foi recebida pelo Presidente da NUS, Tan Eng Chye. (Foto: NUS)

A comitiva da U.Porto seguiu depois para Manila, nas Filipinas, onde, na manhã de 1 de março, foi recebida na Universidade das Filipinas (UP), a única universidade pública do país.

Em declarações aos canais de comunicação da UP, António de Sousa Pereira, revelou que esta visita tinha como objetivo específico estabelecer relações com aquela universidade filipina, reconhecendo que a mesma estava há muito “no radar” da U.Porto.

Do encontro saiu a vontade de formalizar uma parceria entre as duas instituições. “Gostaríamos de comparar as melhores práticas [da U.Porto]”, disse Angelo Jimenez, Presidente da UP, que se manifestou particularmente interessado no projeto de saúde e bem-estar da U.Porto.

Ainda nas Filipinas, a delegação da U.Porto visitou a Ateneo de Manila University, uma instituição privada instalada em Quezon City. Para além da troca de experiências, estas visitas serviram essencialmente para “discutir oportunidades de colaboração académica e outras formas de parceria entre as duas instituições”.

Macau aqui tão perto

O último destino da comitiva da U.Porto foi Macau, região com a qual a Universidade tem mantido uma intensa colaboração nos últimos anos, nomeadamente através da Universidade de Macau (UM).

A principal universidade macaense foi precisamente o foco da visita realizada no dia 4 de março. A receber a delegação da U.Porto estiveram o Reitor da UM, Yonghua Song, e os vice-reitores Rui Martins e Xu Jian.

Neste encontro, as duas partes trocaram impressões sobre o estabelecimento de colaborações nos domínios da ciência e tecnologia, medicina, saúde e inovação. Em debate esteve também a implementação da cooperação já existente em domínios como a investigação e o ensino, o intercâmbio de estudantes e professores.

Esta visita acontece menos de um ano depois de uma comitiva da Universidade de Macau ter estado na U.Porto para renovar o protocolo de cooperação que, entre outros aspetos, facilita o acesso dos estudantes da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) aos ciclos de estudo da U.Porto. Na ocasião, lançaram-se também as bases de um novo programa de doutoramento duplo, destinado a “cultivar talentos de alta qualidade para o mundo”.

“O acordo-quadro de cooperação estratégica entre a UM e a Universidade do Porto, que foi assinado durante a visita da delegação da UM a Portugal, foi um marco importante no reforço da cooperação entre as duas universidades”, reconheceu Yonghua Song.

Em resposta, António de Sousa Pereira reforçou que a UM “é um parceiro importante da Universidade do Porto”. Para o futuro, o Reitor deixou o desejo de que as duas universidades promovam conjuntamente “visitas recíprocas de estudantes e docentes, cooperação em tecnologia e inovação, e a partilha de recursos científicos e educacionais”.

Este périplo da U.Porto pelo continente asiático encerrou a 5 de março, com uma visita à Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, a primeira a ser criada após a reintegração do território de Macau na República Popular da China.

Para além de António de Sousa Pereira, integraram a comitiva da U.Porto os vice-reitores José Manuel Castro Lopes (Formação, Organização Académica, Saúde e Bem Estar) e Maria Joana de Carvalho (Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto), o Administrador da U.Porto, João Carlos Ribeiro, e a responsável do Gabinete do Reitor, Ana Miguel.