Os estudantes Beatriz  Ferreira, José Pedro Costa, João Simões e João Menezes, do Mestrado em Finanças da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), conquistaram o segundo prémio da edição portuguesa do CFA Institute Research Challenge, uma competição internacional destinada a estudantes de universidades de referência na área das Finanças.

14 equipas de nove universidades portuguesas participaram no desafio deste ano, das quais apenas seis foram apuradas para a fase final, realizada no passado dia 16 de fevereiro, nas instalações da Euronext Lisboa. Às equipas participantes foi lançado o desafio de avaliar e apresentar uma recomendação de investimento para a empresa NOS.

Entre as universidades finalistas estiveram, além da FEP, a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, a Nova Business School, a Universidade Católica de Lisboa e a Coimbra Business School.

“A participação dos estudantes em desafios como o CFA Challenge é crucial para o seu desenvolvimento profissional. Estas competições proporcionam uma experiência prática onde os estudantes aplicam conhecimentos teóricos em situações reais do mundo financeiro. Além disso, ajudam a desenvolver capacidades essenciais como de análise financeira, avaliação de empresas, comunicação, e trabalho em equipa. No geral, participar nestas competições prepara os estudantes para futuras carreiras na área financeira”, destaca Miguel Sousa, docente da FEP que acompanhou a equipa da faculdade.

A apoiar os estudantes da FEP estiveram os também docentes Fábio Duarte e Jorge Farinha. Todos os estudantes frequentam o Mestrado em Finanças da FEP, sendo que três deles  estã oa realizar um Double Degree na Universidade de Kozminski (Beatriz Ferreira e João Pedro Menezes) e na Prague University of Economics and Business (João Simões).

Sobre o CFA Institute Research Challenge

Promovido anualmente pelo Chartered Financial Analysts Institute, o CFA Institute Research Challenge oferece aos estudantes universitários de Finançasparticipantes orientação prática, formação intensiva em análise financeira e a possibilidade de contactar com os maiores profissionais do setor.

A Final Global deste ano terá lugar a 13 de maio, em Varsóvia, na Polónia.