O Comissariado de Sustentabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai associar-se às comemorações do Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, que se assinala a 4 de março. Um pouco por todo o mundo haverá iniciativas e atividades pensadas para celebrar a Engenharia e o papel fundamental dos Engenheiros para o desenvolvimento das nossas sociedades.

O arranque das comemorações na Faculdade de Engenharia está agendado para dia 11 de março, com uma palestra na sala B032, às 17h00, proferida por Ulrike Pisiotis, intitulada “Why sustainability competences matter – Introducing the GreenComp framework”.

Trata-se de uma oportunidade para ficar a conhecer as diretrizes europeias em matéria de sustentabilidade, em particular o projeto “GreenComp”, desenhado em co-autoria por Ulrike Pisiotis, responsável na Comissão Europeia, desde 2009, pelo desenvolvimento de políticas para tornar a sustentabilidade uma prioridade nos sistemas de ensino na Europa.

Segue-se uma apresentação do relatório sobre o projeto EDS@FEUP, lançado em 2022. Com um pendor educativo inédito e muito focado na consolidação de uma cultura de sustentabilidade junto da comunidade da Faculdade de Engenharia, o projeto incidiu – numa primeira fase – na formação de docentes a partir de especialistas nesta área. Daqui resultou um esforço que se traduziu na preparação de três novas unidades curriculares de competências transversais, tendo arrancado já este ano letivo com 250 estudantes inscritos.

“No final deste ano letivo (2023/24) espera-se que o projeto tenha impacto em mais de 3.500 estudantes, considerando as unidades curriculares adaptadas até ao momento”, esclarece Ana Carla Madeira, coordenadora do Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP.

Segundo a mesma responsável, “o EDS@FEUP é reflexo de um comprometimento da instituição com o Desenvolvimento Sustentável e estamos certos de que estes números vão crescer, se tivermos em consideração as adaptações previstas a unidades curriculares dos ciclos de estudos, as unidades de formação contínua, os seminários e as ações de sensibilização”.

A par desta sessão, o Comissariado de Sustentabilidade da FEUP vai ainda lançar um concurso de cartazes/pósteres sobre as práticas sustentáveis implementadas pelos grupos/núcleos estudantis da FEUP, em colaboração com a Associação de Estudantes da FEUP.

Celebrar a Engenharia à escala mundial

O programa de comemorações oficiais do Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável arranca no dia 4 de março, a partir da Austrália. Todas as capitais mundiais foram desafiadas a juntar-se a este movimento e Lisboa vai celebrar a Engenharia, a partir da sede da Ordem dos Engenheiros.

Sebastião Feyo de Azevedo, antigo Reitor e professor Emérito da U.Porto é um dos convidados da sessão “Engineering Solutions for a Sustainable World”, e que focará o papel fundamental que a engenharia desempenha na resposta aos desafios globais e na promoção de um futuro sustentável.

A sessão contará com o Alto Patrocínio da Presidência da República e um leque de convidados com um papel ativo na sociedade portuguesa no setor da inovação e da engenharia.

A importância de assinalar esta data, de acordo com a Ordem dos Engenheiros, prende-se ainda com o facto de nos confrontamos com questões ambientais, sociais e económicas sem precedentes, em que a capacidade da comunidade de engenharia para inovar e implementar soluções se torna cada vez mais vital. Este tema realça a responsabilidade dos engenheiros no desenvolvimento de tecnologias e sistemas que atenuem o impacto ambiental, promovam a eficiência dos recursos e melhorem o bem-estar da sociedade.