O Observatório de Emprego da Universidade do Porto lançou recentemente um inquérito sobre a situação profissional dos diplomados (licenciados e mestres) que concluíram o curso no ano letivo de 2020-2021.

À semelhança dos inquéritos realizados a outras gerações de alumni da Universidade, esta iniciativa tem como principal objetivo melhorar o conhecimento dos percursos profissionais dos diplomados, incluindo as dificuldades sentidas e os sucessos alcançados desde que concluíram os respetivos cursos.

“Estes inquéritos são de grande relevância para a avaliação das estratégias existentes e as conclusões que vamos obter a partir da análise das respostas vão certamente influenciar a criação de novas atividades direcionadas para a preparação dos estudantes e dos recém-diplomados, no sentido da sua melhor capacitação para uma abordagem ao mercado de trabalho”, projeta  Olívia Pestana, Pró-Reitora da U.Porto responsável pelos pelouros das Infraestruturas Culturais e Alumni.

O inquérito aos diplomados de 2020/2021 assume uma relevância acrescida face a um contexto laboral que “sofreu significativas alterações nos últimos anos”; traduzidas numa “mudança efetiva das modalidades de trabalho como, por exemplo, presencial vs. teletrabalho”.

“Por outro lado, a permanente evolução da tecnologia traz, inevitavelmente, constantes desafios para os diplomados, pelo que as conclusões do inquérito também permitirão perceber as necessidades de aprendizagem ao longo da vida”, conclui Olivia Pestana, acrescentando que “há um trabalho a fazer no sentido da comparabilidade dos dados a nível nacional e da transparência das formas de cálculo da empregabilidade dos diversos cursos das instituições de ensino superior“.

O inquérito está acessível através do link enviado – por e-mail – a todos os diplomados em 2020/2021 e é totalmente anónimo. O tempo de preenchimento é de cerca de 15 minutos.

A U.Porto garante que as informações fornecidas serão unicamente objeto de tratamento para a concretização dos objetivos do estudo.

Mais informações através do e-mail [email protected].

Sobre o Observatório de Emprego

Atualmente integrado no Núcleo Talento e Carreira da U.Porto, o Observatório de Emprego tem como missão contribuir para um melhor conhecimento dos processos de transição dos diplomados da Universidade para o mercado de trabalho.

Cabe ao Observatório a realização anual de inquéritos anuais aos diplomados da U.Porto. Estes Estudos de Empregabilidade servem por sua vez para suportar a definição de estratégias para a promoção da empregabilidade dos graduados da U.Porto, bem como a melhoria da qualidade da formação ministrada nos diversos ciclos de estudos da Universidade.

A apoiar a atividade do Observatório de Emprego está uma Comissão Consultiva constituída por representantes das 14 faculdades da U.Porto.