Encontra-se oficialmente aberto o período de inscrições e de submissão de resumos para a edição 2024 do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto, o evento que vai dar a conhecer, pelo 17.º ano consecutivo, os mais recentes talentos da Ciência produzida na melhor universidade portuguesa.

Será nos próximos dias 8, 9 e 10 de maio que os estudantes de licenciatura (1.º ciclo) e mestrado (2.º ciclo) – incluindo os estudantes internacionais e de mobilidade – da Universidade vão invadir os espaços da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) para revelar as descobertas que realizaram ao longo do último ano numa das 29 áreas científicas abrangidas por este “congresso” pioneiro em Portugal.

É então no coração do maior polo da Universidade (Asprela) que os mais jovens cientistas da U.Porto terão a oportunidade de apresentar e discutir os resultados das investigações que desenvolveram nas salas e laboratórios da instituição, seja no âmbito de uma disciplina ou de um projeto de investigação.

Tal como nas edições anteriores, os melhores trabalhos apresentados no IJUP serão distinguidos por professores e investigadores da Universidade, tendo em conta a área científica em que se enquadram.

Como participar?

Os estudantes interessados em apresentar comunicações no IJUP 2024 devem submeter os seus resumos até dia 3 de março de 2024. As apresentações podem ser feitas em formato comunicação oral ou póster.

A participação no “congresso” da Ciência jovem da U.Porto está igualmente aberta a estudantes de outras instituições de Ensino Superior, desde que a investigação tenha sido realizada em faculdades ou unidades de investigação da Universidade.

Os estudantes que não pretendam apresentar qualquer projeto podem, ainda assim, marcar presença no encontro, à semelhança dos restantes membros da comunidade académica. Para isso, basta inscreverem-se até 26 de abril de 2024.

As normas de participação, assim como informações sobre o evento e link para inscrição e submissão de resumos, podem ser consultadas na página do IJUP (em atualização).

Mais informações na página do IJUP ou através do e-mail [email protected]