A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) é um dos parceiros oficiais e participantes da Enotécnica 2024, o maior evento profissional de produtos e equipamentos para Viticultura e Enologia com enfoque inovador, que terá lugar de 7 a 8 de fevereiro, na Exponor.

Apresentando-se com o objetivo de fortalecer o tecido empresarial e dinamizar o setor vitivinícola, a Enotécnica conta, no seu comité Consultivo, com Jorge Queiroz e Luís Miguel Cunha, ambos docentes do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP e investigadores do GreenUPorto.

“A Enotécnica constitui-se como uma feira que será palco de diversas atividades complementares que espelham e estimulam a crescente orientação do setor à competitividade, através da inovação e tecnologia e do ensino superior”, descrevem os dois docentes, que têm desempenhado um papel crucial na promoção de práticas amigas do ambiente nesta indústria.

A FCUP, juntamente com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é um dos parceiros da Enotécnica nos domínios do conhecimento e ensino, cabendo-lhes esclarecer os desafios do setor no que toca à sustentabilidade.

Para isso, a FCUP terá um stand próprio neste evento, onde aproveitará também para divulgar a sua oferta educativa na área das Ciências Agrárias, com particular ênfase na Licenciatura (1º Ciclo) em Engenharia Agronómica, financiada através do PRR e no Mestrado (2º Ciclo) em Engenharia da Viticultura e Enologia (em colaboração com o ISA-UL).

As inscrições para a Enotécnica são gratuitas e estão abertas até 6 de fevereiro, no portal do evento.